Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO VII
CÓDIGO
05000341
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Piano:
Solidificar a prática musical dos alunos ao piano possibilitando a vivência de
vários campos de atuação do músico através do piano.
Violão:
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.
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1.12. Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Aprimorar a técnica e interpretação pianística;
2- Preparar repertório solo.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3- Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4- Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5- Estimular a leitura musical;
6-Ampliar o conhecimento de repertório.
Conteúdo Programático
Piano:
1- Preparo para a performance ao piano;
2-Técnica Pianística: pedal, memória, fraseado em diferentes estilos musicais.
Violão:
1- 1801 a 1830: Os grandes métodos para violão (Sor, Aguado, Carcassi,
Coste, etc);
2- A escola de Tárrega: contribuições para a reflexão da técnica e anatomia
do violão (Torres 1856);
3- Características de composições, transcrições e arranjos para violão no fim
do séc. XIX e princípio do séc. XX;
4- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5- Leitura à primeira vista.
1- Preparo para a performance ao piano;
2-Técnica Pianística: pedal, memória, fraseado em diferentes estilos musicais.
Violão:
1- 1801 a 1830: Os grandes métodos para violão (Sor, Aguado, Carcassi,
Coste, etc);
2- A escola de Tárrega: contribuições para a reflexão da técnica e anatomia
do violão (Torres 1856);
3- Características de composições, transcrições e arranjos para violão no fim
do séc. XIX e princípio do séc. XX;
4- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5- Leitura à primeira vista.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- RINK, John, Musical Performance: A Guide to Understanding. United Kingdom: Cambridge University Press, 2002. BARBOSA, Cacilda Borges. Diorama. Volume 2.Editora: do autor, 1984. GIOSA, Rosana. Método de Arranjo para Piano Popular: Harmonia e Aplicação em Repertório. Vol.1,2,3. São Paulo: Editora Som & Arte, 1995. BARCELÓ, Ricarco e BARANZANO, Eduardo. Fernando Sor: Método para Guitarra. IZNAOLA, Ricardo. Ricardo Iznaola onPracticing: A Manual for Students of GuitarPerformance. Mel Bay Publications, 2001. LEONARD, Hal. The Romantic Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.