Nome da Atividade
OFICINA BÁSICA DE MUSICALIZAÇÃO II
CÓDIGO
05000346
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

:“A Oficina de Musicalização tem como objetivo levar o aluno a
adquirir uma estrutura de pensamento, não através da transmissão de
informações ou do incentivo a um alto grau de abstração, mas, por ser um
espaço de experiência com o som, e o desenvolvimento sensorial.Há um
contato real com o material sonoro e um interesse constante no
desenvolvimento sensorial e criativo da pessoa.
O componente curricular denominado O.B.M. deve compactuar com a
premissa de uma abordagem metodológica onde o FAZER precede o
conhecer, a CRIAÇÂO é inerente ao fazer, e os conceitos são consequência
da EXPERIÊNCIA musical. VIVENCIAR CORPORAL e ESPACIALMENTE os
conceitos antes de racionalizá-los (sensorial antecede o racional), cinestesia
musical como princípio de apreensão primeira dos conceitos musicais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):Proporcionar a vivência , a exploração do som, de
elementos musicais (altura, duração, timbres, intensidades) e a CRIAÇÂO
MUSICAL, visando a apreensão de conceitos musicais e a musicalização dos
acadêmicos.


Objetivo(s) específico(s): - Utilizar princípios de pedagogias musicais
ativas (Dalcroze, Orff, Kodally, outros) na vivência e apreensão de conceitos
rítmicos básicos: pulsação, divisão, multiplicação; células rítmicas , quiálteras,
ligaduras, contratempos, etc);
- Aplicar as pedagogias ativas na experimentação de conceitos melódicos
elementares: altura, entoação, graus conjuntos e disjuntos;
- Vivenciar distintos planos e graduações de dinâmica musical: pp p, m, mf,f,
ff, cresc, decresc;
- desenvolver a capacidade de ouvir e entender o que ouve, através da
apreciação e compreensão do discurso musical: melodia, ritmo, frase,
harmonia, timbres;
-Aplicar conceitos musicais na criação de peças musicais;
- Registrar as criações, aplicando grafias tradicional e alternativa.

Conteúdo Programático

Programa: 1- Música e Movimento
1.1. Alongamento e relaxamento corporal;
1.2. Eurritmia;
1.2.1. Células rítmicas (ligaduras, síncopes, quiálteras)
1.2.2. Frases musicais no espaço;
1.2.3. Criações rímicas;
2. Métricas regulares e irregulares;
3. Apreciação Musical
3.1. A apreciação de distintos gêneros musicais;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDERSN, Bob. Alongue-se.Summus editora;24 ed, São Paulo, 2013. DALCROZE, Emile-Jaques. The Eurhithmics of Jaques-Dalcroze. E-book, disponível em https://busca.saraiva.com.br/q/emile+jaques+dalcroze. Acessado em 10/03/2016. DALCROZE, Emile-Jaques. Rhythm, music and education. E-book, disponível em https://busca.saraiva.com.br/q/emile+jaques+dalcroze. Acessado em 10/03/2016. ZAGONEL, Bernadete. Brincando de Música na Sala de Aula:Jogos de Criação Musical usando a Voz, o Corpo e o Movimento. Editora Intersaberes; Curitiba; 2012.

Página gerada em 15/11/2024 01:45:21 (consulta levou 0,126540s)