Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MÚSICA II
CÓDIGO
05000348
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina pretende capacitar o aluno para compreender e refletir sobre
aspectos estilísticos, históricos e musicológicos da produção musical clássica
e romântica ocidental e da produção musical ocidental do século XX e
contemporânea.
aspectos estilísticos, históricos e musicológicos da produção musical clássica
e romântica ocidental e da produção musical ocidental do século XX e
contemporânea.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Identificar os principais períodos da história da música dentro do seu contexto
social, reconhecendo aspectos estilísticos, obras e compositores.
Conteúdo Programático
Panorama geral da música no século XX. O fim do romantismo: pósromantismo e nacionalismo. Richard Wagner e a crise do sistema tonal.
Claude Debussy: Impressionismo e anti-wagnerismo. Arnold Schoenberg e o
Expressionismo. Segunda Escola de Viena. Alban Berg e Anton Webem. Igor
Stravinsky, Béla Bartok e o folclore. Neoclassicismo. Novas perspectivas
tímbricas na música pós-1950: Olivier Messiaen, Yannis Xenakis, Luigi Nono
e Luciano Berio. Música eletrônica e sua influência: Milton Babbit, Stock
hausen, Edgar Varese, Música aleatória: John Cage. Minimalismo e a nova
simplicidade: Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley, John Tavener.
Claude Debussy: Impressionismo e anti-wagnerismo. Arnold Schoenberg e o
Expressionismo. Segunda Escola de Viena. Alban Berg e Anton Webem. Igor
Stravinsky, Béla Bartok e o folclore. Neoclassicismo. Novas perspectivas
tímbricas na música pós-1950: Olivier Messiaen, Yannis Xenakis, Luigi Nono
e Luciano Berio. Música eletrônica e sua influência: Milton Babbit, Stock
hausen, Edgar Varese, Música aleatória: John Cage. Minimalismo e a nova
simplicidade: Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley, John Tavener.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CALDWELL, John. La música medieval. Madrid: Alianza Música, 1996. GROUT, Donald; PALISCA, Claude. História de la música occidental. Madrid: Alianza Editorial, 1990 BOUSSER, Dominique; e BOUSSER, Jean-Ives. Revoluções musicais: a música contemporânea depois de 1945. Lisboa: Caminho, 1990. LOPEZ, Julio. La musica de la modernidad.Barcelona: Anthropos, 1984. MENEZES FILHO, Florivaldo.Música eletroacústica. São Paulo: EDUSP, 1996. PAZ, Juan Carlos. Introdução à música de nosso tempo. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977. STOLBA, Keith Marie. The Development of Western Music- a History. Mc Graw Hill, 1994.