Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO VIII
CÓDIGO
05000359
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Piano: Realizar apresentação musical pública (individual ou em duplas) de
repertório específico com interpretação satisfatória. O recital final terá caráter
didático sendo realizado também para os alunos da rede pública e/ou privada
de ensino. O evento poderá ser realizado tanto nas escolas quanto no
auditório da unidade ou sala apropriada.
Violão:Continuidade no aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental ao violão. Trabalho teórico sobre música dos séc. XX e XXI e o
repertório de música popular. Leitura Musical. Trabalho prático de repertório.
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Piano: Realizar apresentação musical pública (individual ou em duplas) de
repertório específico com interpretação satisfatória. O recital final terá caráter
didático sendo realizado também para os alunos da rede pública e/ou privada
de ensino. O evento poderá ser realizado tanto nas escolas quanto no
auditório da unidade ou sala apropriada.
Violão:Continuidade no aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental ao violão. Trabalho teórico sobre música dos séc. XX e XXI e o
repertório de música popular. Leitura Musical. Trabalho prático de repertório.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Piano: A disciplina objetiva orientar o aluno para realizar apresentação
musical pública através da preparação adequada do repertório a ser
apresentado, podendo incluir peças estudadas em semestres anteriores. A
ênfase será para a qualidade artística da apresentação com formato didático.
Violão: Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão,
compreendendo e apropriando-se cada vez mais do discurso musical.
181
1.12. Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Preparar apresentação publica de repertório;
2- Organizar materiais para construir ênfase didática da apresentação;
3- Equipar o aluno com recursos técnicos e estilísticos para a elaboração de
apresentações públicas de instrumento;
4- Entregar um portifólio das peças e arranjos trabalhadas ao longo do curso.
Violão:
1-Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2-Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3-Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5-Estimular a leitura musical;
6-Ampliar o conhecimento de repertório.
Conteúdo Programático
Piano:
1- Preparação para a apresentação pública;
2- Processo de escolha de repertório;
3- Elaboração de programa didático;
4- Aprimoramento técnico e artístico;
5- Memorização.
Violão:
1-Composições para violão no séc. XX e XXI: novas demandas técnicas,
correntes estéticas de vanguarda, principais compositores, sonoridade do
violão;
2- O violão e a manifestação musical popular: violão de acompanhamento,
ritmos, levadas e formas musicais;
3- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
4- Leitura à primeira vista.
1- Preparação para a apresentação pública;
2- Processo de escolha de repertório;
3- Elaboração de programa didático;
4- Aprimoramento técnico e artístico;
5- Memorização.
Violão:
1-Composições para violão no séc. XX e XXI: novas demandas técnicas,
correntes estéticas de vanguarda, principais compositores, sonoridade do
violão;
2- O violão e a manifestação musical popular: violão de acompanhamento,
ritmos, levadas e formas musicais;
3- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
4- Leitura à primeira vista.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HALLAM, Susan. Approaches to instrumental music practice of experts and novices: Implications for education in JORGENSEN & LEHMANN Does practice make perfect?, 1997. GERLING, Cristina C. A Formação do Intérprete e Educador – Decorrências Na Ação Pedagógica. Em Pauta Porto Alegre, v.11, novembro 1995. RITTERMAN, Janet. On Teaching Performance. In: RINK, John. Musical Performance: A Guide to Understanding. United Kingdom: Cambridge University Press, 2002. BARCELÓ, Ricarco. La Digitación, Guitarrística: recursos pouco usuales. Real Music, 1995. TENNANT, Scott. Pumping Nylon -- Complete: A Classical Guitarist's Technique Handbook (Book, DVD & CD).Alfred Music Publishing, 2010. SÁ, Renato de. 211 Levadas Rítmicas: para violão e outros instrumentos de acompanhamento. Irmãos Vitale, 2002.