Nome da Atividade
VIOLINO VIII
CÓDIGO
05000421
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprimoramento das habilidades e competências violinísticas, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):Promover a compreensão dos aspectos musicais, desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violino, de modo que o aluno possa se expressar musicalmente por meio do violino.
- Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos.
-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas;
-Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado;
Objetivo(s) específico(s):
- Desenvolver a técnica instrumental;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Preparar e apresentar um recital público, de duração mínima de 50 minutos, podendo utilizar obras estudadas anteriormente, exceto as que tenham sido apresentadas no recital de meio de curso, com nível de execução que demonstre competência profissional artísica e musical, compatíveis com o exigido em orquestras profissionais;
- Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FISCHER, Simon. Pratice. Londres: Ed. Peters, 2004.
- ROSTAL, Max (Ed.). Scale system: scale exercises in all major and minor keys for daily study: a supplement to book 1 of the art of violin playing. New York: Carl Fischer, 2001.
- ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, Marla. The teaching of action in string playing: developmental and remedial techniques: violin and viola. Chicago: University illinois, 2007.
Bibliografia Complementar:
- FISCHER, Simon. Basics. Londres: Ed. Peters, 2012.
- FISCHER, Simon. Scales. Londres: Ed. Peters, 2012.
- PAGANINI, Niccolo. Twenty-four caprices for the violin Op.1. Estados Unidos: G. Schirmer, 1944.
- RODE, Pierre. Twenty-four caprices in the Twenty-four major and Minor Keys for the violin. Estados Unidos: G. Schirmer, 1943.
- GERLE, Robert. The art of bowing practice: the expressive bow technique. Londres: Stainer & Bell, c1991