Nome da Atividade
MUSICOLOGIA III
CÓDIGO
05000545
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Esta disciplina destina-se aos estudos de gênero na música e as reflexões daí elaboradas, como feminismo musical, música lésbica e gay, estética sexual, etc.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar estudos sobre as mulheres e gênero na música, construindo uma visão crítica dos conceitos tradicionais da musicologia. Abordar aspectos norteadores da musicologia feminista e seus reflexos em vários campos musicais, como o papel do gênero e suas implicações na linguagem musical, possíveis diferenças expressivas e criativas entre homens e mulheres, gênero e organologia, gênero e formas musicais, tímbrica vocal e carga semântica, recepção musical, entre outras.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CITRON, Marcia. Gender and the musical canon. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. COOK, Susan C.; TSOU, Judy S. (eds.). Cecilia reclaimed: feminist perspectives on gender and music. Urbana: University of Illinois Press, 1994. NOGUEIRA, Isabel Porto; FONSECA, Susan Campos (eds.). Estudos de Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. Série Pesquisa em Música no Brasil, Vol. 3. Goiânia/Porto Alegre: ANPPOM, 2013. Disponível em: http://www.antigo.anppom.com.br/editora/
Bibliografia Complementar:
- FREIRE, Vanda Lima Bellard; PORTELLA, Angela Celis H. Mulheres Pianistas e Compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930). In: Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, Bogotá, Vol. 5, Nº 2, 2010. Disponível em: http://cuadernosmusicayartes.javeriana.edu.co/index.php GREEN, Lucy. Music, gender, education. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. MCCLARY, Susan. Modal subjectivities: self-fashioning in the italian madrigal. Berkeley: University of California Press, 2004. NEDER, Álvaro. ‘Um homem pra chamar de seu’: discurso musical e construção de gênero. In: Per Musi, Belo Horizonte, Nº 28, 2013. Disponível em: http://www.musica.ufmg.br/permusi/port/numeros/28/index.htm ROSA, Laila. Pode performance ser no feminino? In: Ictus (PPGMUS/UFBA), Vol.11, 2010. Disponível em: http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus/issue/view/19/showToc