Nome da Atividade
PRODUÇÃO CULTURAL
CÓDIGO
05000572
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudos acerca dos conceitos de cultura, público e mercado para a implementação de projetos e ações culturais relacionados à área de Música, com uma possível interface com o teatro, dança, artes visuais, cinema e animação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estimular o conhecimento dos estudantes sobre os conceitos de público e de mercados específicos para a implementação de projetos e ações culturais. Visa realizar um trabalho prático acerca do mercado e do perfil de público consumidor de cultura. Incentivar projetos e ações culturais de cunho colaborativo.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo, EDUSP, 1997. CESNIK, Fábio; BELTRAME, Priscila. Globalização da Cultura. São Paulo: Manole, 2004. COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997. HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro, edições Loyola, 1993. NUSSBAUMER, Gisele. O Mercado da Cultura em Tempos (Pós) Modernos. Santa Maria : UFSM, 2000. UNESCO. Políticas Culturais para o Desenvolvimento. Brasília: Unesco, 2003.
Bibliografia Complementar:
- BOTELHO, Isaura. As dimensões da cultura e o lugar das políticas públicas. Revistas São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v.15,n.2, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br. KRAMER, Sonia & LEITE, M. Isabel. (orgs) Infância e produção cultural. Campinas, papirus,1998. OLIVIERI, Cristiane. O incentivo Fiscal Federal à Cultura e o Fundo Nacional de Cultura como Política Cultural do Estado: Usos da Lei Rouanet (1996-2000). Dissertação de Mestrado. ECA/USP, 2002. PERROTTI, Edmir. A Criança e a Produção Cultural. In: ZILBERMAN, Regina (ORG). A Produção Cultural para a Infância. Porto alegre, Mercado aberto, 1990.