Nome da Atividade
FILOSOFIA DA ARTE E DA CULTURA
CÓDIGO
05000679
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
Ementa
Características estéticas e filosóficas do período clássico grego até o Mundo Contemporâneo.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
Unidade I: A Estética e a Filosofia da Arte - Conceitos e âmbito. Arte e aspectos mágico-religiosos. Arte como manufatura ou ofício: a utilidade da arte. A Arte como representação de valores morais, sociais e religiosos. A téchné grega e o ideal de perfeição. A Poética em Aristóteles: o belo e o feio na Arte. A catarse como essência da experiência estética.
Unidade II: A mímesis na Idade Média e a filosofia cristã. O Renascimento e a retomada dos ideais miméticos. Os Tratados da Pintura (Alberti, Da Vinci)
Unidade III: A estética do século XVII francês: o classicismo. A estética racionalista cartesiana e a estética do empirismo inglês. A estética alemã do século XVIII (Baumgarten, Kant, Schelling). A apreciação da obra de arte. A experiência estética. Objeto físico e
objeto estético. A educação estética.
Unidade VI: Modernidade e as vanguardas do século XX (Baudelaire, Niezstche). A arte e industrialização cultural (Walter Benjamin, Adorno);
Unidade IV: Teorias fenomenológicas da arte: a expressão do Ser e obra de arte em Heidegger; o olhar e a corporeidade em Merleau-Ponty.
Unidade V: O sujeito e os vários sujeitos na arte contemporânea: cultura e pós-modernidade, subjetividade e intersubjetividade (Deleuze, Derrida, Foucault).
Unidade II: A mímesis na Idade Média e a filosofia cristã. O Renascimento e a retomada dos ideais miméticos. Os Tratados da Pintura (Alberti, Da Vinci)
Unidade III: A estética do século XVII francês: o classicismo. A estética racionalista cartesiana e a estética do empirismo inglês. A estética alemã do século XVIII (Baumgarten, Kant, Schelling). A apreciação da obra de arte. A experiência estética. Objeto físico e
objeto estético. A educação estética.
Unidade VI: Modernidade e as vanguardas do século XX (Baudelaire, Niezstche). A arte e industrialização cultural (Walter Benjamin, Adorno);
Unidade IV: Teorias fenomenológicas da arte: a expressão do Ser e obra de arte em Heidegger; o olhar e a corporeidade em Merleau-Ponty.
Unidade V: O sujeito e os vários sujeitos na arte contemporânea: cultura e pós-modernidade, subjetividade e intersubjetividade (Deleuze, Derrida, Foucault).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALDRICH, Virgil. Filosofia da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. BAYER, Raymond. História da estética. Lisboa: Estampa, 1978. CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1977. CASSIRER, Ernest. Antropologia filosófica. São Paulo: Mestre Jou, 1977. GRASSI, Ernesto. Arte como anti arte. São Paulo:Livr. Duas Cidades, 1975. OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte. São Paulo: Cultrix, 1978. PANOFSKY, Erwin. Idea- a evolução do conceito de belo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Bibliografia Complementar:
- LACOSTE, Jean. A filosofia da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. Porto Alegre: Sulina, 1989. PLATÃO. Diálogos. Coleção Amazônia, Univ. Federal do Pará, 2 v.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 40 | 27 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
|||||||
T2 | 2024 / 2 | 40 | 23 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FILOSOFIA DA ARTE I | Artes Visuais (Bacharelado) |