Nome da Atividade
PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL
CÓDIGO
05000751
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Percepção e elementos plásticos na estruturação do espaço tridimensional.
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVO GERALReconhecimento das possibilidades estruturais e desenvolvimento da percepção do espaço como totalidade plástico significante, no trabalho com a tridimensão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Dar condições ao aluno de desenvolver o trabalho de percepção no espaço como totalidade plástico significante através de exercícios de instalação e intervenção no espaço ambiente. Reconhecimento do espaço tridimensional a partir da bidimensão; diferentes possibilidades de estruturação da matéria no espaço tridimensional; qualidades plástico-formais no espaço tridimensional.
Conteúdo Programático
- Luz e Sombra: relevo, concavidades na tridimensão;
- Materialidade: diferentes possibilidades de estruturação do espaço a partir de diferentes materiais;
- Simetria assimetria: elemento modular;
- Projeção ortogonal: simultaneidade de percepção do espaço tridimensional;
- Movimento, equilíbrio, ritmo, proporção, forma aberta-fechada, forma interior-exterior, progressão alternância, espaços virtuais;
- Possibilidades estruturais a partir de objetos prontos de uso cotidiano;
- Qualidades metafóricas da matéria (peso, volume, massa, densidade, odor, textura, som, cor, brilho, opacidade, etc);
- Qualidades metafóricas da estruturação do espaço (tensão, verticalidade, horizontalidade, suspensão);
- A escultura no século XX como estrutura tridimensional interativa;
- A instalação em ambiente definido;
- A instalação em ambiente aberto.
- Materialidade: diferentes possibilidades de estruturação do espaço a partir de diferentes materiais;
- Simetria assimetria: elemento modular;
- Projeção ortogonal: simultaneidade de percepção do espaço tridimensional;
- Movimento, equilíbrio, ritmo, proporção, forma aberta-fechada, forma interior-exterior, progressão alternância, espaços virtuais;
- Possibilidades estruturais a partir de objetos prontos de uso cotidiano;
- Qualidades metafóricas da matéria (peso, volume, massa, densidade, odor, textura, som, cor, brilho, opacidade, etc);
- Qualidades metafóricas da estruturação do espaço (tensão, verticalidade, horizontalidade, suspensão);
- A escultura no século XX como estrutura tridimensional interativa;
- A instalação em ambiente definido;
- A instalação em ambiente aberto.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1989. MERLEAU-PONTY. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1993. READ, Herbert. La escultura moderna. Barcelona: destino, 1994. WONG, W. Fundamentos del diseño bi y tridimensional. Barcelona: Gustavo Gili, 1979. ZANINI, Walter. Tendências da escultura moderna. São Paulo: Cultrix, 1971.
Bibliografia Complementar:
- KANDINSKY, Wassily. O Espiritual Da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990, Ômega. 1981. MIDGLEY, Barry. Guia Completo de Escultura Modelado Y Ceramica; Tecnicas e Materias. Barcelona: Herman Blune,1982. VIGUÉ, Jordi. A Cerâmica. Lisboa: Editoria Estampa.1997 WONG, W. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes. 1996