Nome da Atividade
DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA
CÓDIGO
05000825
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo teórico-prático da educação somática e sua relação com a dança. A
prática em dança, os processos de criação cênica e prática docente a partir da abordagem
somática.
prática em dança, os processos de criação cênica e prática docente a partir da abordagem
somática.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover o estudo teórico-prático da educação somática na suarelação com a dança.
Conteúdo Programático
O desenvolvimento do campo da educação somática, seus princípios e relação com a dança
Introdução a métodos somáticos: Método Bartenieff, Ideokinesis, Método Feldenkrais,
Técnica de F. M. Alexander, Body-Mind Centering, Técnica Klauss Vianna, Eutonia etc
As abordagens somáticas na prática em dança e nos processos de criação cênica
Educação somática na escola – prática docente em dança
Introdução a métodos somáticos: Método Bartenieff, Ideokinesis, Método Feldenkrais,
Técnica de F. M. Alexander, Body-Mind Centering, Técnica Klauss Vianna, Eutonia etc
As abordagens somáticas na prática em dança e nos processos de criação cênica
Educação somática na escola – prática docente em dança
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERTHERAT, Thérèse. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. São Paulo: Summus, 1977. FERNANDES, Ciane. O Corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo, SP: Annablume, 2002. FORTIN, Sylvie. Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula de técnica de dança. Pro-Posições. Campinas: Editora da Unicamp, v.. 9, n., 2 (26), 1998. MILLER, Jussara. A escuta do corpo — sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007. SOTER, Sílvia. A Educação Somática e o Ensino Da Dança. In PREREIRA Roberto, SOTER, Sílvia (Org.) Lições de Dança 1. Rio de Janeiro: Univercidade, 2006, p. 113-118. STRAZZACAPPA, Márcia. Educação Somática e Artes Cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012. VIANNA, Klauss. A dança. 3ª. edição. São Paulo: Summus, 2005.
Bibliografia Complementar:
- ALEXANDER, Gerda. Eutonia. São Paulo: Martins Fontes, 1991 BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4ª.edição. São Paulo: Summus, 1998. NEVES, Neide. Klauss Vianna : estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Editora Cortez, 2008. STRAZZACAPPA, Márcia. As técnicas corporais e a cena. In: GREINER, Christine e BIÃO, Armindo (Org.). Etnocenologia, textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1998.