Nome da Atividade
DANÇA: INFÂNCIA E MATURIDADE
CÓDIGO
05000828
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Dança, Infância e Maturidade: entendimento, relações e possibilidades de atuação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Entender o processo de desenvolvimento humano na infância e na maturidade.Refletir sobre os interesses que envolvem as diferentes fases da vida.
Compreender, problematizar e ampliar as possibilidades de atuação da dança na infância e
na maturidade.
Conteúdo Programático
Desenvolvimento infanto-juvenil e suas diferentes teorias.
A criança e o Brincar.
A Dança na Infância e na Adolescência.
Transição: da adolescência à maturidade.
Desenvolvimento humano na Maturidade.
Maturidade e questões sociais.
A Dança na Maturidade.
A criança e o Brincar.
A Dança na Infância e na Adolescência.
Transição: da adolescência à maturidade.
Desenvolvimento humano na Maturidade.
Maturidade e questões sociais.
A Dança na Maturidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1998
- FIGUEIREDO, Marcio Xavier Bonorino. A corporeidade na escola: análise de brincadeiras, jogos e desenhos de crianças. Porto Alegre: Educacao & Realidade Ed., 1991.
- NERI, Anita Liberalesso (Org). Desenvolvimento e envelhecimento: perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.
- PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin; MARTORELL, Gabriela. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre: McGraw, 2013.
- REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Bibliografia Complementar:
- CASTRO, Daniela Llopart; GONÇALVES, Maiara Cristina Moraes. Dança na maturidade: uma experiência com o grupo Baila Cassino. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança. Junho 2015. Disponível em:
- CONE, Theresa Purcell; CONE, Stephen L. Ensinando dança para crianças. 3 ed. Barueri, SP: Manole, 2015.
- FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
- MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
- SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2004.