Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA III
CÓDIGO
05000829
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Dança em espaços não-formais. Inclusão, diversidade e acessibilidade. Arte e comunidade.
Preparação pedagógica e mercado de trabalho.
Preparação pedagógica e mercado de trabalho.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Contextualizar a especificidade do ensino da Dança em espaços não-formais;- Analisar e contextualizar diferentes realidades que envolvem o ensino da dança na
comunidade;
- Planejar, sistematizar e vivenciar práticas de ensino em dança no espaço não-formal.
Conteúdo Programático
- Articulações entre educação e (d)eficiência, gênero, sexualidade, etnia, envelhecimento.
- Arte na comunidade.
- Metodologias para o ensino da dança em espaços não-formais.
- Arte na comunidade.
- Metodologias para o ensino da dança em espaços não-formais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Autores Associados. Campinas, 2001. DUARTE JR., João-Francisco. Por que Arte-Educação? Campinas: Papirus, 1994. MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez, 2003. MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje. Textos e Contextos. São Paulo, Cortez, 1999. PORPINO, Karenine. Dança é Educação – interfaces entre corporeidade e estética. Natal, EDUFRN, 2006.
Bibliografia Complementar:
- LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990. MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje. Textos e Contextos. São Paulo, Cortez, 1999. MARQUES, Isabel. Linguagem da Dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010. STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo, Papirus Editora, 2006.