Nome da Atividade
HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA I
CÓDIGO
05000893
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A gênese da dança o Classicismo. Ocidente e Oriente.
Objetivos
Objetivo Geral:
Introduzir noções sobre a História da Arte como forma de apreensão das diferenteslinguagens artísticas e das relações com a dança, nos períodos estudados.
Apresentar o desenvolvimento da dança desde a Pré-História até o Classicismo, incluindo a
dança no Islão e Oriente;
Contextualizar sócio-historicamente as transformações da dança;
Identificar nas distintas épocas e culturas, as funções da dança nas sociedades, as variações
de temas, técnicas, estruturas de ensino;
Explorar as reflexões teóricas elaboradas sobre a dança desde a antiguidade.
Estimular práticas de ensino a partir do conhecimento construído na disciplina.
Conteúdo Programático
Pré-História: movimento corporal e dança no Paleolítico e no Neolítico
A dança nos Antigos Impérios: sagrada, litúrgica e de recreação
A dança na Civilização Grega
A dança em Roma e Bizâncio
A Dança nas culturas islâmicas e orientais
Dança na Idade Média: a retórica do corpo
Renascimento e a dança de corte
O balé de corte e o surgimento da dança clássica
O Classicismo na dança.
A Dança Folclórica.
A dança nos Antigos Impérios: sagrada, litúrgica e de recreação
A dança na Civilização Grega
A dança em Roma e Bizâncio
A Dança nas culturas islâmicas e orientais
Dança na Idade Média: a retórica do corpo
Renascimento e a dança de corte
O balé de corte e o surgimento da dança clássica
O Classicismo na dança.
A Dança Folclórica.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BEAUMONT, Cyril W. Breve historia del ballet. Buenos Aires : Ricordi Americana, 1949. BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. 4ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2008. FARO, Antônio José. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986. HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo : Martins Fontes, 1998. MONTEIRO, Mariana. Noverre. Cartas sobre dança. São Paulo : Editora USP-FAPESP, 1998. PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1989. SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e Pós-Modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2008.
Bibliografia Complementar:
- AQUINO, Rubim S. L.; FRANCO, Denize de Azevedo; LOPES, Oscar G. P. C., História das sociedades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro. ALVARENGA, Francisco J. M., AQUINO, Rubim S. L.; FRANCO, Denize de Azevedo; LOPES, Oscar G. P. C., História das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro : Ao livro técnico, 1983. BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. FARO & SAMPAIO, L.P. Dicionário de balé e dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1993. KIRKLAND, G. Dançando em meu túmulo. Rio de Janeiro, Rio Fundo, 1991. NOVERRE, Jean Georges. Cartas sobre la danza y los ballets. Ciudad de la Habana : Editorial Arte y Literatura, 1985.