Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA I
CÓDIGO
05000894
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução à docência. Abordagens de Ensino. Articulação entre Arte, Escola e sociedade
com ênfase em Dança. Arte-educação. Introdução ao planejamento em Dança.
com ênfase em Dança. Arte-educação. Introdução ao planejamento em Dança.
Objetivos
Objetivo Geral:
Contextualizar a docência em dança e suas relações entre o espaço escolar e a sociedade.Conteúdo Programático
- Caracterização da docência em Artes.
- Abordagens de Ensino.
- Arte-educação e o ensino de Dança.
- Planejamento em Dança.
- Abordagens de Ensino.
- Arte-educação e o ensino de Dança.
- Planejamento em Dança.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DUARTE JR., João-Francisco. Por que Arte-Educação? Campinas: Papirus, 1994. Corpo, Dança e Escola – UFBA. FERRAZ, Maria H. C. de T. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993. MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. São Paulo: Digitexto, 2012. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo, Papirus Editora, 2006.
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA, Ana Mae (org.) Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002. Rio Grande do Sul. Lições do Rio Grande. Secretaria do Estado da Educação. Porto Alegre: SE/DP, 2009.