Nome da Atividade
				EXPRESSÃO CORPORAL
				CÓDIGO
				05000895
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Percepção de si e do outro pelo e no movimento; exploração das possibilidades e limitações de cada corpo em movimento e sua expressividade. Presença cênica. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica
					Objetivos
Objetivo Geral:
Ampliar a percepção do aluno sobre si e sobre seu o movimento; Ampliar as possibilidades de movimento do aluno; Desenvolver processos de investigação de si mesmo; Conhecer fundamentos da preparação corporal para o trabalho em artes cênicas; Ampliar a expressividade do aluno por via do movimento corporal; Desenvolver a presença cênica.Conteúdo Programático
Jogos de movimento – improvisação.
Processo de investigação de si mesmo.
Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades
Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento,
alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal.
O corpo como espaço de expressividade
Corpo dilatado e presença cênica.
					Processo de investigação de si mesmo.
Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades
Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento,
alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal.
O corpo como espaço de expressividade
Corpo dilatado e presença cênica.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
 - BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1995.
 - BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4.ed. São Paulo: Summus, 1998.
 - KALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone (Coord.). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2008.
 - LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978
 
Bibliografia Complementar:
- BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2001
 - BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. São Paulo: Summus, 1989.
 - GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (Org.). Leituras do corpo. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2010. 180 p. (Coleção Leituras do corpo)
 - LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Teatro do movimento: um método para o intérprete criador. Brasília: LGE, 2007.
 - MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
 - RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.
 - STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012