Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA II
CÓDIGO
05000897
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Dança na Escola: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Metodologias de ensino de Dança. Planejamento de aulas de Dança. Diretrizes pedagógicas da Dança. Avaliação em Dança no espaço formal.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Contextualizar a especificidade do ensino da Dança na Escola;- Analisar e contextualizar diferentes realidades escolares;
Conteúdo Programático
- Dança-educação;
- Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte/Dança;
- Referenciais Curriculares em Dança do RS;
- Abordagens de ensino em dança: planejamento, metodologias, métodos e técnicas;
- Metodologia Triangular;
- Avaliação em Dança;
- Ética profissional e docência.
- Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte/Dança;
- Referenciais Curriculares em Dança do RS;
- Abordagens de ensino em dança: planejamento, metodologias, métodos e técnicas;
- Metodologia Triangular;
- Avaliação em Dança;
- Ética profissional e docência.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
- DUARTE JR., João-Francisco. Por que Arte-Educação? Campinas: Papirus, 1994.
- LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
- MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez, 2003.
- MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje. Textos e Contextos. São Paulo, Cortez, 1999.
- STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo, Papirus Editora, 2006.