Nome da Atividade
ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
CÓDIGO
22000141
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Organização e administração de empresas. Teorias gerais da administração. Racionalização industrial. Planejamento, controle e operação da empresa. Modelos de Administração. A ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades, validação de uma ideia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer os conceitos e métodos básicos de administração e do empreendedorismo para aplicação na área das engenharias.


Conteúdo Programático

1) Organização e administração de empresas.
2) Teorias gerais da administração.
3) Racionalização industrial.
4) Planejamento, controle e operação da empresa. Modelos de Administração.
5) A ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades, validação de uma ideia.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Hooley, G.J.; Piercy, N.F; Saunders, J.A. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 3º ed.São Paulo: Pearson Education, 2005. Kotler, P. Administração de marketing. 10º ed. São Paulo: Pearson Education, 2000. Kotler, P. Princípios de Marketing. 9º ed. São Paulo: Pearson Education, 2003 Tavares, M.C. Gestão estratégica. 2º ed. São Paulo:Atlas, 2004. Tuner, J.H. Sociologia conceitos e aplicações. São Paulo: Copyright, 2002. Abbel, D. F. Definição do negócio: ponto de partidado planejamento estratégico. São Paulo: Atlas,1996. Ander-Egg, E. Introdução ao trabalho social. Petrópolis: Vozes, 1998. Aron, R. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Oliveira, D.P.R. Estratégia empresarial e vantagem competitiva. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Página gerada em 14/11/2024 23:09:49 (consulta levou 0,123972s)