Nome da Atividade
ESTÁGIO DE REGÊNCIA - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
CÓDIGO
20000367
Carga Horária
180 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
12
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
12
CRÉDITOS
12
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades de docência supervisionada formal em contextos escolares da rede pública de ensino fundamental ou médio ou em outros contextos em que a atividade docente desenvolva-se de acordo com métodos e procedimentos pedagógicos relevantes à formação do licenciando em Letras.
Objetivos
Objetivo Geral:
Executar atividades de docência supervisionada, em escolas da rede pública de ensino fundamental ou médio.Conteúdo Programático
Planejamento das aulas.
Prática pedagógica supervisionada.
Socialização da experiência docente.
Reflexão sobre a prática.
Prática pedagógica supervisionada.
Socialização da experiência docente.
Reflexão sobre a prática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 5ª a 8ª séries. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.
- KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto.2ed. São Paulo: Contexto, 2007.
Bibliografia Complementar:
- FRANCHI, E. A redação na escola: e as crianças eram difíceis... 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984. 244 p.
- GIUSTI, Carmen Lúcia Lobo et al. Teses, dissertações, trabalhos acadêmicos: manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. 2006. Disponível em: www.ufpel.tche.br/prg/sisbi.
- ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
- MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
- ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1991.