Nome da Atividade
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
CÓDIGO
08970133
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Empreendedorismo: opção de carreira. Identificação de oportunidades, espírito de liderança e visão de futuro. Inovação e criatividade. Elaboração de plano de negócio.
Objetivos
Objetivo Geral:
Incentivar os alunos a considerar a possibilidade de trabalhar por conta própria, abrindo o seu negócio, como real opção à carreira em empresas. Além de tentar mostrar que o sucesso do empreendedor não depende do fator “sorte”, mas sim da aplicação sistemática de técnicas gerenciais sintonizadas para o desenvolvimento de novos empreendimentos.Conteúdo Programático
UNIDADE I – modernidade e inovação
O que é modernidade?
Elementos formadores da modernidade
Empreendedorismo e inovação (origens e evolução)
Mudança e inovação;
Indivíduo, Sociedade e Empreendedorismo;
Características do empreendedor.
UNIDADE II – O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
2.1 A formação do Brasil ;
2.2 Cultura nacional e as organizações brasileiras;
2.3 Empreendedorismo e subdesenvolvimento;
2.4 Modismos e inovações na gestão (a influência externa);
2.5 Perfil do empreendedor brasileiro.
UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE NEGÓCIOS
3.1 Análise ambiental e a descoberta de uma oportunidade;
3.2 Definição do negócio, da missão, da visão e dos objetivos
3.3 Definição do mercado e da estratégia (planejamento);
3.4 Estabelecimento do Mix de Marketing;
3.5 Avaliação da viabilidade;
3.6 Pré-requisitos necessários para iniciar um empreendimento;
3.7 Apresentação e preparação de um plano de negócios para viabilizar o empreendimento.
UNIDADE IV – REFLEXÕES CRÍTICAS
4.1 Destruição criadora e a Sociedade;
4.2 O mito da escassez;;
4.3 Inovação e meio ambiente;
4.4 Consumo e distinção social
4.5 Repensando o papel do empreendedor.
O que é modernidade?
Elementos formadores da modernidade
Empreendedorismo e inovação (origens e evolução)
Mudança e inovação;
Indivíduo, Sociedade e Empreendedorismo;
Características do empreendedor.
UNIDADE II – O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
2.1 A formação do Brasil ;
2.2 Cultura nacional e as organizações brasileiras;
2.3 Empreendedorismo e subdesenvolvimento;
2.4 Modismos e inovações na gestão (a influência externa);
2.5 Perfil do empreendedor brasileiro.
UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE NEGÓCIOS
3.1 Análise ambiental e a descoberta de uma oportunidade;
3.2 Definição do negócio, da missão, da visão e dos objetivos
3.3 Definição do mercado e da estratégia (planejamento);
3.4 Estabelecimento do Mix de Marketing;
3.5 Avaliação da viabilidade;
3.6 Pré-requisitos necessários para iniciar um empreendimento;
3.7 Apresentação e preparação de um plano de negócios para viabilizar o empreendimento.
UNIDADE IV – REFLEXÕES CRÍTICAS
4.1 Destruição criadora e a Sociedade;
4.2 O mito da escassez;;
4.3 Inovação e meio ambiente;
4.4 Consumo e distinção social
4.5 Repensando o papel do empreendedor.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): práticas e princípios. 5. ed. São Paulo : Pioneira, 1987.
- PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor. São Paulo : Harbra, 1989.
- STONER, James A.F., FREEMAN, R. Edward. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro : Prentice Hall, 1992.
Bibliografia Complementar:
- BRIDGES, William. Um mundo sem empregos. São Paulo: Makron Books, 1995.
- DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo – Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro Campus, 2007.
- QUEIROZ, Carlos Alberto R. S. De. Manual de terceirização: onde podemos errar no desenvolvimento e na implantação dos projetos e quais são os caminhos do sucesso. 9. ed. São Paulo: STS, 1998.