Nome da Atividade
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING 1
CÓDIGO
08970182
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A evolução do conceito de Marketing. Os conceitos centrais em Marketing. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de Marketing. O ambiente de Marketing. Composto de Marketing. Segmentação de mercado. Gestão de Marcas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar aos alunos os conceitos fundamentais de marketing, sua evolução e variáveis mercadológicas para o gerenciamento da função.Conteúdo Programático
Unidade I: Marketing em Evolução;
Unidade II: Ambiente de Marketing;
Unidade III: Composto Mercadológico;
Unidade IV: Segmentação de Mercado;
Unidade V: Gestão de Marcas.
Unidade II: Ambiente de Marketing;
Unidade III: Composto Mercadológico;
Unidade IV: Segmentação de Mercado;
Unidade V: Gestão de Marcas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHURCHILL JR., Gilbert A. e PETER, J.P. Marketing:criando valor para os clientes. 2 a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
- KOTLER, Philip. e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12a ed. Rio de Janeiro: Prentice – Hall do Brasil, 2008.
- KOTLER, Philip. e Keller, Kevin L. Administração de Marketing. 12a ed. São Paulo: Prentice – Hall, 2006.
Bibliografia Complementar:
- KELLER, K.L. e MACHADO, M. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
- TROUT, J. e RIVKIN, S. Reposicionamento: Marketing para a era de competição, mudança e crise. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2011.
- LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2011.