Nome da Atividade
PRÉ-ESTÁGIO EM ENSINO MÉDIO
CÓDIGO
17350063
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conhecimento da organização didático-pedagógica em classe; Conhecimento do processo de planejamento de ensino, em diferentes etapas: adequação dos conteúdos às séries; determinação de objetivos de ensino; uso dos recursos didáticometodológicos disponíveis; escolha de processos avaliativos do trabalho realizado.
Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina tem por objetivo preparar os/as estudantes para o exercício autônomo da atividade docente, por meio do conhecimento empírico da realidade escolar.Conteúdo Programático
Iniciação ao ensino: a realidade da sala de aula, currículos escolares, planejamento de atividades, recursos didáticometodológicos da escola; processo de avaliação.
- Seminários didático-pedagógicos, na universidade e na escola.
- Planejamento de atividades para determinada classe e turma.
- Assistência a aulas do professor-titular; atividades de apoio ao professor-titular.
- Exercícios de gestão de classe com a participação do professortitular.
- Seminários didático-pedagógicos, na universidade e na escola.
- Planejamento de atividades para determinada classe e turma.
- Assistência a aulas do professor-titular; atividades de apoio ao professor-titular.
- Exercícios de gestão de classe com a participação do professortitular.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARLOS, Ana Fani A., A Geografia em sala de aula. SP.,Contexto,1999.
- FAZENDA, Ivani C.,org. Práticas interdisciplinares na Escola. S. Paulo, Cortez, 1991.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de janeiro Paz e Terra, 1999
- KAERCHER, Nestor A., Desafios e utopias no Ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul, Ed, UNISC, 1997
- SANTOS, Milton. A natureza do espaço. S. Paulo. HUCITEC, 1997.
- VEIGA, Ilma Passos A., org. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, Papirus, 1996.
- CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos, et all., Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre. Editora da Universidade/UFRGS, 1999.
- SCHAFFER, Neiva Otero, et all.. Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre, AGB, 1998