Nome da Atividade
METODOLOGIA DE ENSINO E DA PESQUISA - TCC
CÓDIGO
17360065
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Esta disciplina aborda a pesquisa científica em seus aspectos conceituais e pragmáticos, possibilitando uma Introdução às questões epistemológicas da produção científica na educação. Os diversos olhares na pesquisa em educação. Iniciação do aluno no campo da pesquisa e na elaboração de projetos em seus aspectos gerais, com ênfase na coleta e análise de dados. Problematização dos temas com os quais os pesquisadores confrontam-se no campo educacional. Construção, pelos alunos, de projetos de investigação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
Discutir os temas com os quais os pesquisadores confrontam-se no campo educacional e suas implicações no trabalho docente, bem como abordar a pesquisa científica em seus aspectos conceituais e pragmáticos, possibilitando uma Introdução às questões epistemológicas da produção científica na educação.

Objetivos Específicos:
- Discutir a importância da disciplina para a formação do licenciado Letras/ Espanhol;
- Conhecer os critérios científicos em pesquisas acadêmicas: limites e avanços;
- Aprender os procedimentos e organização de relatórios de estágio;
- Elaborar planos de ensino;
- Desenvolver expressão oral e escrita.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: A experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
  • FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa Educacional. Coletânea de vários autores. São Paulo: Cortez, 1989.
  • DEMO, Pedro, Pesquisa princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1999.
  • DEMO, Pedro, Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
  • GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3a Ed. São Paulo: Atlas, 1991.
  • GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2007.
  • FURASTÈ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT e VANCOUVER 18. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2016.
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
  • LÜDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativa/ Menga Lüdke. Marli E. D. André – São Paulo: EPU, 1986.
  • MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4a Ed., Ijuí:Editora Unijuí, 2001.
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) et al. Pesquisa Social- teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

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