Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO MÉDIO
CÓDIGO
10060042
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Planejamento das atividades para o exercício autônomo da prática docente. Regência de classe supervisionada, em escolas do município, em período adequado ao semestre letivo da universidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
GeraisA disciplina tem por objetivo preparar os/as estudantes para o exercício autônomo da atividade docente em sala de aula.
Específicos
O aluno deverá ser capaz de:
1. Realizar todas as etapas do planejamento docente.
2. Relacionar conteúdos a serem ministrados com adequados procedimentos de ensino.
3. Assumir a direção de uma classe.
4. Utilizar o conhecimento geográfico de modo a possibilitar reflexão sobre a realidade.
5. Refletir sobre sua própria prática, procurando superar dificuldades em sua atividade docente, executando um processo de auto-avaliação.
Conteúdo Programático
Vivência dos conhecimentos e habilidades para produção de um projeto de ensino, adquiridas pelos estudantes durante o curso de formação docente no Curso de Licenciatura em Geografia, por meio das discussões teórico-metodológicas, planejamento e regência nas escolas. A prática Docente em Geografia; a educação e o ensino da Geografia no ensino básico.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARLOS, Ana Fani A., A Geografia em sala de aula. SP.,Contexto,1999.
- FAZENDA, Ivani C.,org. Práticas interdisciplinares na Escola. S. Paulo, Cortez, 1991.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de janeiro Paz e Terra, 1999
- KAERCHER, Nestor A., Desafios e utopias no ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul, Ed, UNISC, 1997
- SANTOS, Milton. A natureza do espaço. S. Paulo. HUCITEC, 1997.
- VEIGA, Ilma Passos A., org. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, Papirus, 1996
- CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos, et all., Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre. Editora da Universidade/UFRGS, 1999.
- SCHAFFER, Neiva Otero, et all.. Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre, AGB, 1998
- APPLE, Michael; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. O mapeamento da educação crítica. In: APPLE, Michael W Michael; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação crítica: analise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
- PALACIOS, F. A.; CAVALCANTI, L. S. Construcción del pensamiento geográfico en estudiantes en licenciatura en Geografía de la Universidade Federal de Goiás (UFG). Didáctica Geográfica, v. 1, p. 05-37, 2017.
- GOULART, Silvia Moreira. A prática de ensino na formação de professores: uma questão (dês)conhecida. Rio de Janeiro, R.J. Revista Universidade Rural. Vol.24, jan./jun.2002. (Série Ciências Humanas). Disponível: www.editora.ufrrj.br/rch Acesso:22/02/2008.
- YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.
- ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO Roberto Célio. Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 05-23, jul./dez., 2017
- VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino – Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2004. – (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v.1).
Bibliografia Complementar:
- CARLOS, Ana Fani A., A Geografia em sala de aula. SP: Contexto,1999.
- LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo, S.P.; Cortez, 10º ed., 2000.
- LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas Básicos de Educação e Ensino).
- MACHADO, Anna Rachel. Planejar, gêneros acadêmicos. Anna Rachel Machado. Eliane Gouvêa Lousada. Lilia Santos Abre- Tardelli. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. (Leituras e produção de textos técnicos e acadêmicos;3).
- SANTOS, Milton. A natureza do espaço. S. Paulo. HUITEC, 1997.
- TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. n.13, jan, fev, mar. abr, 2000.