Nome da Atividade
				ESTÁGIO II
				CÓDIGO
				05001037
				Carga Horária
				150 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
			Ementa
Vivências de situações práticas de ensino de teatro no ensino médio e/ou técnico em escola de ensino regular. Elaboração de planos de ensino e relatório final.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de teatro no contexto escolar no ensino médio e/ou técnico, inter-relacionada com elementos antropológicos, socioculturais e político-econômicos. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no ensino de teatro na escola.Conteúdo Programático
Unidade 1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas no ensino médio. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na escola.
Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos sobre juventude(s) na contemporaneidade.
					Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas no ensino médio. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na escola.
Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos sobre juventude(s) na contemporaneidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006.
 - PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.
 - SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004, 2008.
 
Bibliografia Complementar:
- BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 15ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, 2012.
 - BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 out. 2020.
 - BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Lei nº 9.394. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 01 out. 2020.
 - SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Shakespeare enfarinhado: estudos sobre teatro, jogo e aprendizagem. São Paulo: HUCITEC, 2012.
 - SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006, 2008.