Nome da Atividade
ESTÁGIO III
CÓDIGO
05001040
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Vivências de situações práticas de ensino de teatro na comunidade. Elaboração de planos de ensino e relatório final.
Objetivos
Objetivo Geral:
A prática de teatro em comunidades: contato com práticas existentes; estudos de caso. Perspectiva histórica da área.Objetivos e métodos. Planejamento e Projeto de estágio. Sondagem de temas para o desenvolvimento de trabalhos. Estágio supervisionado. Debate de questões advindas da prática com grupo de orientandos em estágio III e professor orientador. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no ensino de teatro em comunidades.Conteúdo Programático
Unidade 1 - Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
Unidade 2 - Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3 - Acompanhamento das oficinas de teatro em comunidades, projetos sociais, associações de bairro, etc. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4 - Avaliação das observações e intervenções na comunidade.
Unidade 5 - Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 2 - Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3 - Acompanhamento das oficinas de teatro em comunidades, projetos sociais, associações de bairro, etc. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4 - Avaliação das observações e intervenções na comunidade.
Unidade 5 - Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
- COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2ª ed. São Paulo: Iluminuras, 2014.
- FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
- NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com comunidades. Revista Urdimento. Universidade do Estado de Santa Catarina, vol. 1, n. 5, 2003, p. 19-35. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101052003019/6770. Acesso em: 03 out. 2020.
Bibliografia Complementar:
- BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
- BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
- KOUDELA. Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem: 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
- SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (Org.). Conversações sobre teatro e educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013.
- SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.