Nome da Atividade
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II (LIBRAS II)
CÓDIGO
20000487
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Noções linguísticas e culturais da Língua Brasileira de Sinais. Desenvolvimento de habilidades intermediárias expressivas e receptivas em Libras para promover comunicação entre seus usuários. Aprofundamento dos Estudos Surdos.
Objetivos
Objetivo Geral:
• Desenvolver as habilidades de recepção e de produção sinalizada, visando às competências linguística, discursiva e sociolinguística na Língua Brasileira de Sinais em nível intermediário;• Propor uma reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos a partir de uma perspectiva sócio-cultural e linguística;
• Propor uma reflexão sobre o papel da Língua de Sinais na vida dos surdos e nos espaços de interação entre surdos e ouvintes, particularmente nos ambientes educacionais.
• Desenvolver sua competência linguística na Língua Brasileira Sinais, em nível intermediário;
• Aprofundar os conhecimentos linguísticos apreendidos na disciplina de Libras I;
• Iniciar um processo de desenvolvimento linguístico que os conduza ao nível de comunicação intermediária de Libras, sendo capaz de dialogar nesta língua;
• Utilizar a Libras com relevância linguística, funcional e cultural;
• Refletir e discutir sobre a língua em questão e o processo de aprendizagem;
• Refletir sobre a possibilidade de ser professor de alunos surdos e interagir com surdos em outros espaços sociais;
• Compreender os surdos e sua língua partir de uma perspectiva cultural.
Conteúdo Programático
• Aspectos da linguística:
– sintaxe (expressões faciais e corporais: afirmativas, negativas e interrogativas e exclamativas; expressões faciais e corporais gramaticais);
– morfologia (incorporação numeral, sinais compostos, diminutivo e aumentativo;
– Fonologia( condição de simetria e dominância);
• Tipos de verbos: verbos com concordância, verbos sem concordância e verbos manuais;
• Verbos que dependem do contexto;
• Principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível básico): topônimos (continentes; América do Sul; Brasil: cidades e estados); valores monetários e moedas;
• Principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível intermediário): espaços urbanos; alimentação (verduras e legumes); ambientes domésticos e escolares (objetos); animais selvagens do Brasil; profissões;
91
• Advérbios de lugar;
• Adjetivos – sinais de adjetivação (antônimos);
• Características de iconicidade e arbitrariedade na Libras;
• Estudos Surdos: língua, educação, culturas surdas e Literatura Surda.
• Reflexão sobre a relação entre teoria e prática.
– sintaxe (expressões faciais e corporais: afirmativas, negativas e interrogativas e exclamativas; expressões faciais e corporais gramaticais);
– morfologia (incorporação numeral, sinais compostos, diminutivo e aumentativo;
– Fonologia( condição de simetria e dominância);
• Tipos de verbos: verbos com concordância, verbos sem concordância e verbos manuais;
• Verbos que dependem do contexto;
• Principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível básico): topônimos (continentes; América do Sul; Brasil: cidades e estados); valores monetários e moedas;
• Principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível intermediário): espaços urbanos; alimentação (verduras e legumes); ambientes domésticos e escolares (objetos); animais selvagens do Brasil; profissões;
91
• Advérbios de lugar;
• Adjetivos – sinais de adjetivação (antônimos);
• Características de iconicidade e arbitrariedade na Libras;
• Estudos Surdos: língua, educação, culturas surdas e Literatura Surda.
• Reflexão sobre a relação entre teoria e prática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAPOVILLA, Fernando César; et al. Dicionário da Língua de sinais do Brasil: a Libras em suas mãos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo- EDUSP, 2017.3v. COELHO, Orquídea; KLEIN, Madalena (Coord.). Cartografias da surdez: comunidades, línguas, práticas e pedagogia. Porto: Livpsic, 2013. QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Bibliografia Complementar:
- GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a libras . São Paulo: Parábola, 2012. LODI, Ana Claudia Balieiro et al. (Org.). Letramento e minorias. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. LODI, Ana Cláudia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (orgs). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009. SKLIAR, Carlos (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação 2012. VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne M. da Costa; BREGONCI, Aline de Menezes; FERRERIA, Arlene Batista; XAVIER, Keli Simões (orgs). Práticas bilíngues: caminhos possíveis na educação dos surdos. Vitória: GM. 2010