Nome da Atividade
TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO
CÓDIGO
20000497
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Diferentes concepções de texto e discurso vinculadas à análise textual cujos temas versem sobre direitos humanos, gênero e sexualidade, relações étnico-raciais, diversidade e inclusão e educação ambiental; relações textuais, contextuais e discursivas voltadas para a prática de ensino de língua portuguesa; principais vertentes 112 das teorias do texto e do discurso. Relação entre teoria e prática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender diferentes abordagens teóricas de texto e discurso.

- Diferenciar abordagens teóricas das áreas de texto e discurso;
- Analisar diferentes materialidades textuais com base nas teorias apresentadas.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Linguística Textual
- Concepções de língua, texto e contexto;
- Critérios de textualidade;
- Referenciação;
- Progressão textual;
- Articuladores textuais
UNIDADE II – Texto, discurso e enunciação
- Concepções de texto, discurso e enunciação;
- Ancoragem do discurso no contexto;
- Heterogeneidade enunciativa
UNIDADE III – Discurso sob uma perspectiva materialista
- Concepções de língua, texto e discurso;
- Concepções de sujeito e ideologia;
- Formação discursiva e interdiscurso;
- Condições de produção e historicidade
UNIDADE VI – Discurso sob uma perspectiva dialógica
- Interação e enunciado concreto;
- Valoração e ideologia;
- Dialogismo;
- Polifonia
UNIDADE VII – Relação entre teoria e prática

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Trad. Leci Borges Barbisan e Valdir do Nascimento Flores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987. KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetórias e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004. ORLANDI, Eni. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 6ª edição. 113 Campinas, SP: Pontes, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • BRAIT, B. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. DIONÍSIO, Angela Paiva et. al. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi et al. Campinas: UNICAMP, 1988.

Página gerada em 22/12/2024 03:52:59 (consulta levou 0,063018s)