Nome da Atividade
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO III
CÓDIGO
05001087
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

Criação de cenas teatrais a partir de métodos de envolvimento. Construção de personagens e contracenação. A análise ativa de textos dramáticos.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Compreender a criação do ator a partir das experiências de Stanislavski;
- Construir e apresentar uma personagem dramática;
- Ampliar o conhecimento dos alunos no que se refere às Poéticas Teatrais.

Conteúdo Programático

- Análise ativa do texto teatral;
- A ação física e criação do personagem;
- O trabalho do ator sobre si mesmo como princípio criativo;
- Exercícios públicos teatrais.

Esta disciplina atende à Resolução 62/2018 que estabelece a curricularização da Extensão na UFPel, e está vinculada ao projeto A Cena na Cidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.
  • D’AGOSTINI, Nair. O método de análise ativa de C. Stanislavski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator. São Paulo: USP, 2007. (disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-12112007-133811/pt-br.php)
  • GUINSBURG, J. Stanislavski, Meyerhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.
  • STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
  • STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • BOLESLAVSKY, Richard. A arte do ator: as primeiras seis lições. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
  • TAKEDA, Cristiane Layher. O cotidiano de uma lenda: cartas do Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, FAPESP, 2003.
  • GUINSBURG, J. Stanislavski e o teatro de arte de Moscou: do realismo externo ao Tchekhovismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
  • LEWIS, Robert. Método ou loucura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
  • STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
  • VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2015.

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