Nome da Atividade
HISTÓRIAS DO TEATRO III
CÓDIGO
05001088
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo do simbolismo e das vanguardas do início do século XX e suas relações com o campo teatral. Conhecimento de encenadores e de grupos paradigmáticos do teatro do século XX na Europa e na América Latina. A performance e o teatro pós-dramático. Análise de peças teatrais emblemáticas.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Estudar a estética simbolista e as vanguardas na esfera teatral.- Conhecer encenadores, grupos e dramaturgos paradigmáticos europeus e latino-americanos do século XX.
- Analisar o teatro pós-dramático e a performance.
- Refletir sobre o teatro produzido pelas minorias.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – O SIMBOLISMO E AS VANGUARDAS
1.1 O simbolismo no teatro
1.2 As vanguardas no início do século XX: Expressionismo, impressionismo, dadaísmo, futurismo, surrealismo e suas relações com o campo teatral
UNIDADE 2 – ENCENADORES PARADIGMÁTICOS DO SÉCULO XX
2.1 Vsevolod Meyerhold
2.2 Bertolt Brecht
2.3 Antonin Artaud
2.4 Jerzy Grotowski
2.5 Eugenio Barba
UNIDADE 3 – O TEATRO POPULAR LATINO AMERICANO
3.1 Teatro Experimental de Cali (Colômbia)
3.2 Yuyachkani (Peru)
3.3 Catalinas Sur (Argentina)
UNIDADE 4 – ESTUDOS DRAMATÚRGICOS
4.1 O teatro épico
4.2 O teatro do absurdo
UNIDADE 5 – GRUPOS PARADIGMÁTICOS
5.1 Living Theater
5.2 Tanztheater Wuppertal (Pina Bausch)
5.3 Théâtre du Soleil (Ariane Mnouchkine)
5.4 Outros
UNIDADE 6– A PERFORMANCE E O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO
6.1 Definições
6.2 A ruptura com o modelo dramático
6.3 Propostas cênicas e ações performativas
Unidade 7 – O TEATRO E AS MINORIAS
7.1 O corpo negro na cena
7.2 O corpo transgênero na cena
7.3 O corpo com deficiência na cena
1.1 O simbolismo no teatro
1.2 As vanguardas no início do século XX: Expressionismo, impressionismo, dadaísmo, futurismo, surrealismo e suas relações com o campo teatral
UNIDADE 2 – ENCENADORES PARADIGMÁTICOS DO SÉCULO XX
2.1 Vsevolod Meyerhold
2.2 Bertolt Brecht
2.3 Antonin Artaud
2.4 Jerzy Grotowski
2.5 Eugenio Barba
UNIDADE 3 – O TEATRO POPULAR LATINO AMERICANO
3.1 Teatro Experimental de Cali (Colômbia)
3.2 Yuyachkani (Peru)
3.3 Catalinas Sur (Argentina)
UNIDADE 4 – ESTUDOS DRAMATÚRGICOS
4.1 O teatro épico
4.2 O teatro do absurdo
UNIDADE 5 – GRUPOS PARADIGMÁTICOS
5.1 Living Theater
5.2 Tanztheater Wuppertal (Pina Bausch)
5.3 Théâtre du Soleil (Ariane Mnouchkine)
5.4 Outros
UNIDADE 6– A PERFORMANCE E O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO
6.1 Definições
6.2 A ruptura com o modelo dramático
6.3 Propostas cênicas e ações performativas
Unidade 7 – O TEATRO E AS MINORIAS
7.1 O corpo negro na cena
7.2 O corpo transgênero na cena
7.3 O corpo com deficiência na cena
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORNHEIM, Gerd A. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
- GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2011.
- GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de JerzyGrotowski: 1959 – 1969. São Paulo: Perspectiva; Sesc, 2007.
- LEHMANN, Hans-Thies. “Teatro pós-dramático doze anos depois”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n.3 (2013). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/39703.
- ZAPATA, Miguel Rubio. “O teatro e nossa América”. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.22, 259 - 266, julho 2014. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014259.
Bibliografia Complementar:
- ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.
- CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo teórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.
- E MICHELI, Mario. As vanguardas artísticas do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas.São Paulo:Perspectiva, 2013.
- VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.