Nome da Atividade
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IV
CÓDIGO
05001089
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
Ementa
Práticas de atuação que desenvolvam formas alternativas ao teatro dramático, em especial as formas épicas de atuação, o teatro de rua e a performance.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Conhecer, refletir e experienciar linhas diversas de interpretação do teatro contemporâneo;- Compreender, aprofundar e ampliar as possibilidades de interpretação a partir do teatro épico e da performance;
- Realizar exercícios de narrativa e criação de cenas;
- Refletir sobre os contextos históricos, econômicos, sociais e políticos e sua relação com o ambiente, a criação teatral e com a cidadania;
- Experimentar espaços e situações diversos do realismo e do palco italiano.
Conteúdo Programático
- A relação com o público nos teatros não-dramáticos.
- O ator como narrador e a atuação no teatro épico.
- Práticas performativas e o Teatro de Rua.
- Ator e/ou Performer: a criação em performance.
Esta disciplina atende à Resolução 62/2018 que estabelece a curricularização da Extensão na UFPel, e está vinculada ao projeto A Cena na Cidade.
- O ator como narrador e a atuação no teatro épico.
- Práticas performativas e o Teatro de Rua.
- Ator e/ou Performer: a criação em performance.
Esta disciplina atende à Resolução 62/2018 que estabelece a curricularização da Extensão na UFPel, e está vinculada ao projeto A Cena na Cidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOAL, Augusto. A estética do oprimido: reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético e não científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
- CARREIRA, André. Teatro de rua: (Brasil e Argentina nos anos 1980) uma paixão no asfalto. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2007.
- GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
- ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
Bibliografia Complementar:
- ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.
- BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
- COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2007.
- DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
- LIGIERO, Zeca (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
- PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva,1999.
- ROUBINE, Jean J. A arte do ator. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
- UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.