Nome da Atividade
ENCENAÇÃO TEATRAL I
CÓDIGO
05001096
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Projetos de montagem teatral e encenação orientada, dirigidas ao ensino básico como forma de exercício pedagógico do professor/encenador. Apresentação pública das cenas para o público escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Compreender a função do diretor no processo criativo em teatro;
- Revisar as principais correntes e tendência da direção teatral;
- Construir um projeto de encenação;
- Apresentar uma encenação teatral para o público escolar.

Conteúdo Programático

- Investigação de propostas de encenação e temas dirigidos à infância e à adolescência;
- Desenho de projeto de encenação;
- A relação pedagógica do professor/encenador com os alunos/atores e demais integrantes;
- Produção e articulação com as escolas de ensino básico;
- Apresentação para a comunidade do ensino básico;
- Avaliação e relatório final.

Esta disciplina atende à Resolução 62/2018 que estabelece a curricularização da Extensão na UFPel, e está vinculada ao projeto A Cena na Cidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBA, Eugênio. Queimar a casa – origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010.
  • CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: HUCITEC, 2006.
  • FERREIRA, Taís e OLIVEIRA, Mariana. Artes cênicas: teoria e prática no ensino fundamental e médio. Porto Alegre: Mediação, 2016.
  • PUPO, Maria Lúcia B. No reino da desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva, 1991.
  • REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2011.
  • ROUBINE, J. J. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Bibliografia Complementar:

  • BROOK, Peter. O ponto de mudança: quarenta anos de experiência. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
  • CADERNOS DE TEATRO (Diversos números) http://otablado.com.br/cadernos-de-teatro/
  • CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: um estudo historico critico, dos gregos a atualidade. São Paulo: Ed. da UNESP, 1997.COHEN, Renato. Performance como linguagem. Sã Paulo: Perspectiva, 2002.
  • FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2007.
  • LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • GUINSBURG, J., COELHO NETO, J. T., CARDOSO, RENI C. (Org.) – Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.

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