Nome da Atividade
ENCENAÇÃO TEATRAL II
CÓDIGO
05001100
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
Ementa
Trabalhos de encenação e apresentação pública de peças/cenas/esquetes/ performance etc., dirigidas pelos alunos e orientados pelo professor. Continuidade ou autonomia em relação ao Projeto da Disciplina de Encenação Teatral I.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Selecionar, madurar e experienciar propostas cênicas;- Aplicar os conhecimentos e experiências desenvolvidas ao longo do curso;
- Compreender, aprofundar e ampliar as possibilidades estéticas, relacionando o processo de trabalho e a metodologia de criação com os possíveis resultados;
- Desenvolver o processo de avaliação e análise ao longo do processo;
- Realizar apresentações públicas do projeto desenvolvido.
Conteúdo Programático
- A construção do projeto de encenação;
- Elementos constitutivos da proposta de encenação;
- A relação pedagógica do professor/encenador com os alunos/atores e demais integrantes;
- Apresentação pública de experimentos teatrais;
- Avaliação e relatório final.
Esta disciplina atende à Resolução 62/2018 que estabelece a curricularização da Extensão na UFPel, e está vinculada ao projeto A Cena na Cidade.
- Elementos constitutivos da proposta de encenação;
- A relação pedagógica do professor/encenador com os alunos/atores e demais integrantes;
- Apresentação pública de experimentos teatrais;
- Avaliação e relatório final.
Esta disciplina atende à Resolução 62/2018 que estabelece a curricularização da Extensão na UFPel, e está vinculada ao projeto A Cena na Cidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOGART, Anne. A preparação do diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
- GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance – do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- LEHMAN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
- PAVIS, Patrice. A Encenação contemporânea – Origens, Tendências, Perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- UBERSFELD, Anne. Ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Bibliografia Complementar:
- ASLAN, O. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1984.
- BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.
- FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Ed. SENAC, 2004.
- GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2007.
- ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2005.
- SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.