Nome da Atividade
PESQUISA EM LETRAS I
CÓDIGO
1320457
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Visão da linguagem como objeto de estudo nas diferentes áreas de investigação em Letras. Desenvolvimento de habilidades para observação e sistematização de dados. Capacitação para apresentação e explicação dos acontecimentos observados.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oportunizar ao aluno condições para:• Adquirir atitude investigativa em relação aos fenômenos que estão presentes na linguagem;
• Desenvolver conhecimentos e habilidades que propiciem o trabalho com pesquisa;
• Desenvolver competências que permitam observar, coletar e sistematizar os dados em atividades de pesquisa.
• Tornar-se capaz de apresentar, a partir de princípios explicativos contidos na teoria, explicações para as relações e acontecimentos observados bem como predizer a ocorrência de relações e acontecimentos ainda não observados.
Conteúdo Programático
• Exploração do conceito de pesquisa
• As pesquisas na área da linguagem
• Implicação da noção de linguagem sobre a metodologia de pesquisa
• Áreas de investigação da linguagem
• Tipos de pesquisa: analítica, qualitativa, descritiva, exploratória, etc.
• As pesquisas na área da linguagem
• Implicação da noção de linguagem sobre a metodologia de pesquisa
• Áreas de investigação da linguagem
• Tipos de pesquisa: analítica, qualitativa, descritiva, exploratória, etc.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1998.
- BOOTH, W.c.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- PERINI, Mário. Princípios de Lingüística Descritiva, introdução ao pensamento gramatical. São Paulo: Parábola, 2007.
Bibliografia Complementar:
- TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolingüística. São Paulo: Ática, 1999.
- AQUILO, I. S. Como escrever artigos científicos: sem rodeio e sem medo da ABNT. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
- DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2000. LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1989.
- MACHADO, A. R. (Org.) Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. São Paulo: Parábola, 2011.
- MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.