Nome da Atividade
				S.A.: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA NO RS
				CÓDIGO
				17360184
				Carga Horária
				68 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
A disciplina estudo o processo de modernização educativa que ocorre no Brasil, no contexto Republicano, buscando destacar aspectos legais, institucionais, organizacionais e pedagógicos bem como a atuação de intelectuais neste contexto.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Analisar a produção acadêmica em História da Educação no Brasil e no RS         15 horas-aula
Caracterizar o referencial teórico- metodológico da História Cultural 15 horas-aula
Os acervos e arquivos de História da Educação no RS 15 horas-aula
Caracterizar a História da Educação e a cultura do RS 15 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula
					Caracterizar o referencial teórico- metodológico da História Cultural 15 horas-aula
Os acervos e arquivos de História da Educação no RS 15 horas-aula
Caracterizar a História da Educação e a cultura do RS 15 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AMARAL, Giana Lange do. Gatos pelados x galinhas gordas: desdobramentos da educação laica da educação católica na cidade de Pelotas, RS (décadas de 1930 a 1960). Caxias do Sul: EduCS, 2023.
 - BARROS, José D´Assunção. O Projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
 - BARROS, José D´Assunção. Fontes históricas. Petrópolis, RJ:Vozes, 2019.
 - BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. 2ºed. São Paulo: UNESP, 1992.
 - BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
 - CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
 - CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Difusão Editorial, 2002
 - FARGE, Arlete. O sabor do arquivo. Editora EDUSP, 2009
 - FLORES, Moacyr. História do Rio Grande do Sul. 7. Ed. Porto Alegre: Ediplat, 2003.
 - GALVÃO, A. M. de O.; LOPES, E. M. T. Território Plural - A pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
 - GERTZ, René. O Estado Novo no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.
 - GOLIN, Tao. Identidades: questões sobre as representações socioculturais no gauchismo. Passo Fundo: Clio, Méritos, 2004.
 - GUIMARÃES, Valéria. Entrevista com Roger Chartier - Representações das práticas, práticas da representação. História. (São Paulo), v.40, 2021, p. 1 a 11.
 - KLEIN, Ana inês (et al). Estudos de História Regional Platina. Porto Alegre, RS, Editora FI, 2018
 - LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.
 - NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogério. Nova História em Pespectiva. Cosac & Naify. São Paulo, 2011.
 - PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003. PINSKY, Carla Bussanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo.Contexto, 2005
 - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO. SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados.
 - REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. ASPHE. Associação Sul-riograndense de História da Educação. Porto Alegre. Editora da UFRGS.
 - REVISTA CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Uberlândia. Editora EPUb RICOUER Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campina, SP. Editora UNICAMP, 2007
 - ZALLA, Jocelito. A invenção de Simões Lopes Neto: literatura e memória histórica no sul do Brasil. Rio de Janeiro, 2018. Tese (Doutorado). Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018, 521p.
 - ZALLA, Jocelito.O centauro e a pena: Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002) e a invenção das tradições gaúchas. Porto Alegre, 2010. Dissertação (Mestrado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, 320p.