Nome da Atividade
L.D.: PHILIPPE MEIRIEU - PENSAMENTO PEDAGÓGICO II
CÓDIGO
17350286
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A Leitura Dirigida analisa a pedagogia de Philippe Meirieu aprofundando aspectos conceituais relativos a intelegibilidade dos saberes pedagógicos; princípios, tensões e referências para a prática; momento pedagógico; ensino e relação pedagógica; pedagogia diferenciada.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Vida e obra de Philippe Meirieu
2. A Pedagogia: passagem entre ensinar e aprender
3. Inteligibilidade dos saberes pedagógicos: princípios, tensões e referências para a prática
4. Momento pedagógico: a resistência de ensinar e aprender
5. Ensino e relação pedagógica: mediação entre o aluno e o conhecimento; transmissão cultural; encontro com o outro; criação de sentido
6. Docência como conduta relacional e conduta pedagógica
7. Educabilidade e Pedagogia diferenciada
2. A Pedagogia: passagem entre ensinar e aprender
3. Inteligibilidade dos saberes pedagógicos: princípios, tensões e referências para a prática
4. Momento pedagógico: a resistência de ensinar e aprender
5. Ensino e relação pedagógica: mediação entre o aluno e o conhecimento; transmissão cultural; encontro com o outro; criação de sentido
6. Docência como conduta relacional e conduta pedagógica
7. Educabilidade e Pedagogia diferenciada
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIRGIN, A. Entrevista Philippe Meirieu. Revista del IICE, n.30, p.5-16, 2011. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/141/103 MEIRIEU, Philippe. Aprender... Sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998. MEIRIEU, Philippe. Frankenstein Educador. Espanha: Editora Laertes, 1998. MEIRIEU, Philippe. La opción de educar. Ética y Pedagogía. Barcelona: Octaedro, 2002. MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia ente o Dizer e o Fazer. A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002. MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e a da sala de aula. O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005. MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006. MEIRIEU, Philippe. Pedagogía . Necesidad de resistir. Madrid, Editorial Popular, 2018. VIEIRA, A. B. et al.. As contribuições de Meirieu para a formação continuada de professores e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 503–522, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4163 ZAMBRANO LEAL, A. El Pensamiento pedagógico de Philippe Meirieu: Tres conceptos claves de su momento filosófico. Pedagogía Y Saberes, n.33, p.37-50, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.17227/01212494.33pys37.50 ZAMBRANO LEAL, A. Naturaleza y diferenciación del saber pedagógico y didáctico. Pedagogía Y Saberes, n.50, p.75–84, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17227/pys.num50-9500 ZAMBRANO LEAL, A. Libertad y saber en el discurso pedagógico moderno. Elementos de análisis crítico de un discurso hegemónico. Pedagogía Y Saberes, n. 43, p.29-35, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.17227/01212494.43pys29.35