Nome da Atividade
				L.D.: NEOLIBERALISMO, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E EDUCAÇÃO
				CÓDIGO
				17360220
				Carga Horária
				68 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
A leitura dirigida aborda o tema do Neoliberalismo na Educação. Percorre os principais estudos sobre o tema a fim de problematizar a constituição das políticas educativas. Preocupa-se em refletir os efeitos do neoliberalismo sobre a escola, a formação de professores, o trabalho docente, o currículo e as práticas pedagógicas na construção do sujeito neoliberal.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
1. Neoliberalismo             20 horas-aula
2. Sujeito neoliberal 24 horas-aula
3. Efeitos na educação 24 horas-aula
					2. Sujeito neoliberal 24 horas-aula
3. Efeitos na educação 24 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politéia, 2019.
 - DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016. 402p
 - DARDOT, Pierre; GUÉGUEN, Haud; LAVAL, Christian; SAUVETRE, Pierre. A Escolha da Guerra Civil: uma outra história do neoliberalismo. São Paulo: Elefante, 2021. 364p
 - GALLO, S.; MENDONÇA, S. (Orgs.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020, 224 p.
 - LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019, 326p
 - MILLER, Peter; ROSE, Nikolas. Governando o presente: gerenciamento da vida econômica, social e pessoal. São Paulo Paulus: 2012
 - SAFATLE, V.; JÚNIOR, N. da S.; DUNKER, C. (org.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Autêntica, 2020.