Nome da Atividade
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II
CÓDIGO
1320006
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise e produção de textos visando tanto ao desenvolvimento da habilidade de compreensão leitura como ao de uma escrita capaz de provocar o efeito de sentido almejado pelo autor. Reconhecimento de características dos textos que alteram o grau de precisão ou de imprecisão dos textos em seu funcionamento.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver a habilidade de analisar o texto em relação aos aspectos linguísticos e contextuais.

Conteúdo Programático

(1) Leitura e construção de sentido; (2) Fatores que concorrem para a construção dos sentidos; (3) Gêneros textuais e implicações linguísticas; (4) Fatores de textualidade: coerência, coesão, clareza, informatividade, adequação, intertextualidade, conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, conhecimento partilhado; (5) Escrita e reescrita de textos; (6) Análise e síntese de textos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABREU, Antonio Suárez. Curso de redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 2002.
  • FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 9, ed. São Paulo: Ática, 2004.
  • FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de textos para estudantes universitários. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.
  • VAL, Maria da Graça Costa Val. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • CASSANY, D. Oficina de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
  • FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 2002.
  • FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17 ed. São Paulo:Ática, 2002.

Página gerada em 15/11/2024 01:25:30 (consulta levou 0,068729s)