Nome da Atividade
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )
CÓDIGO
1310409
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Verbos. Adjetivação. Singular e plural revisitado. Sintaxe de LIBRAS. Expressão facial e corporal. Cultura. Teatro. Compreensão textual.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver e introduzir elementos da LIBRAS que possibilitem aos alunos dar continuidade à construção de habilidade e desempenho na comunicação em Língua Brasileira de Sinais.Conteúdo Programático
Verbos e tempos verbais revisitados
Adjetivos – continuando
Pronomes indefinidos/quantificadores
Classificação do singular/plural
Mapa do mundo – cultura sobre comunidades surdas
Ordem dos sinais em contexto - continuando
Sintaxe das expressões faciais e corporais
Números - ordem
Profissões
Transportes
Comunicação
Teatro
Compreensão textual em LIBRAS
Adjetivos – continuando
Pronomes indefinidos/quantificadores
Classificação do singular/plural
Mapa do mundo – cultura sobre comunidades surdas
Ordem dos sinais em contexto - continuando
Sintaxe das expressões faciais e corporais
Números - ordem
Profissões
Transportes
Comunicação
Teatro
Compreensão textual em LIBRAS
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walquíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.2v.
- QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- COELHO, Orquídea; KLEIN, Madalena (Coord.) Cartografias da surdez: comunidades, línguas, práticas e pedagogia. Porto: Livpsic, 2013. 513 p. ISBN 9789897300240
Bibliografia Complementar:
- LODI, Ana Cláudia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (orgs). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.
- LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
- VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne M. da Costa; BREGONCI, Aline de Menezes; FERREIRA, Arlene Batista; XAVIER, Keli Simões (orgs). Práticas bilíngues: caminhos possíveis na educação dos surdos. Vitória: GM. 2010.
- QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
- SKLIAR, Carlos (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação 2012.