Nome da Atividade
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS IV ( LIBRAS IV )
CÓDIGO
1310408
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Verbos. Expressões adverbiais. Compreensão e produção textual em LIBRAS. Valores monetários. Compras. Alimentação. Medidas e pesos. Pontos cardeais. Sintaxe de LIBRAS.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver e introduzir elementos da LIBRAS que possibilitem aos alunos dar continuidade à construção de habilidade e desempenho na comunicação em Língua Brasileira de Sinais.Conteúdo Programático
Verbos e tempos verbais revisitados
Sintaxe de LIBRAS – frase
Valores monetários
Compras – locais e conteúdo
Alimentação
Medidas e pesos
Compreensão e produção textual em LIBRAS.
Sintaxe de LIBRAS – frase
Valores monetários
Compras – locais e conteúdo
Alimentação
Medidas e pesos
Compreensão e produção textual em LIBRAS.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walquíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.2v.
- COELHO, Orquídea; KLEIN, Madalena (Coord.) Cartografias da surdez: comunidades, línguas, práticas e pedagogia. Porto: Livpsic, 2013. 513 p. ISBN 9789897300240
- QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Bibliografia Complementar:
- QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
- SKLIAR, Carlos (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação 2012.
- VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne M. da Costa; BREGONCI, Aline de Menezes; FERREIRA, Arlene Batista; XAVIER, Keli Simões (orgs.). Práticas bilíngues: caminhos possíveis na educação dos surdos. Vitória: GM. 2010.
- LODI, Ana Claudia Balieiro; HARRISON, Kathryn Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite de (Org.) Leitura e escrita: no contexto da diversidade. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
- LOPES, Maura Corcini. Surdez & educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.