Nome da Atividade
MICROECONOMIA III
CÓDIGO
0760223
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Teoria dos jogos. Teoria de Oligopólio: Cournot, Bertrand, Stackelberg. Informação
assimétrica. Seleção adversa; “moral hazard”, sinalização.
assimétrica. Seleção adversa; “moral hazard”, sinalização.
Objetivos
Objetivo Geral:
Introduzir os mais recentes e importantes desenvolvimento da teoria microeconômica queserão subsídio direto para o adequado entendimento dos campos aplicados de
microeconomia, tais como, economia industrial, finanças empresariais, gestão e estratégia
empresarial
Conteúdo Programático
Unidade I - Teoria dos Jogos 1. Noção de Jogo 2. Jogos Cooperativos vs Jogos Nãocooperativos 3. Jogos Não-cooperativos Estáticos: equilíbrio de Nash 4. Jogos Nãocooperativos Dinâmicos: Equilíbrio Perfeito em Subjogos e Indução Retroativa 5. Conceitos
de Solução de Jogos Cooperativos
Unidade II – Teoria do Oligopólio 1. Modelo de Cournot 2. Modelo de Bertrand 3. Modelo
de Stackelberg 4. Modelos locacionais: cidade linear e cidade circular
Unidade III - Economia da Informação 1 Problemas de informação 2 Seleção Adversa 3
Perigo Moral (Moral Hazard) 4 Sinalização
de Solução de Jogos Cooperativos
Unidade II – Teoria do Oligopólio 1. Modelo de Cournot 2. Modelo de Bertrand 3. Modelo
de Stackelberg 4. Modelos locacionais: cidade linear e cidade circular
Unidade III - Economia da Informação 1 Problemas de informação 2 Seleção Adversa 3
Perigo Moral (Moral Hazard) 4 Sinalização
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- VARIAN, HAL. Microeconomia: Princípios Básicos. Campus Elsevier, 8ª ed., 2012.
Bibliografia Complementar:
- EDWARDS, E. (1976). Introdução à Teoria da Informação. São Paulo, Cultrix. GIBBONS, R. Incentive in Organizations. Journal of Economics Perspectives, 12 (4): 115- 132. HIRSHLEIFER, J. e RILEY, J.G. (1979). The Analytics of Uncertainty and Information – An Expository Survey. Journal of Economics Literature, 17: 1375-1421, December. LAFFONT, Jean-Jacques e MARTIMORT, David. (2002). The Theory of Incentives: The Principal-Agent Model. Princeton, Princeton University Press. LAFFONT, Jean-Jacques. (1999). The Economics of Uncertainty and 124 Information. Cambridge, MIT Press. MACHO-STRADLER, Inés e PÉREZ-CASTRILLO, David. (1997). An Introduction to the Economics of Information: Incentives and Contracts. Oxford, Oxford University Press. MOLHO, Ian. (1997). Economics of Information. Oxford, Blackwell Publishers. WU, Diana Yi Ting. (2004). Teoria da Sinalização e Educação. Trabalho de Diplomação, UFRGS/FCE. VARIAN, Hal. (2003). Microeconomia: princípios básicos. Rio de Janeiro: Editora Campus