Nome da Atividade
CINEMA
CÓDIGO
0110145
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Compreensão do filme como obra autônoma, que articula aspectos que o definem como cultura de massa, arte e indústria, revelando o seu caráter de arte narrativa e arte síntese. Elaboração de sistemas de abordagem do filme, articulando processos que fomentem a investigação das imagens em movimento fílmicas e videográficas, num processo de reeducação do olhar para estas mídias.
Objetivos
Objetivo Geral:
Transmitir e construir conhecimentos a cerca do Cinema, enfocando sobre esta Arte, os aspectos relacionados com a sua origem, com a sua história, contemplando suas relações contemporâneas e a sua modernidade.Conteúdo Programático
Unidade 1. Fundamentos da linguagem,
Unidade 2. Cinema e Arte
Unidade 3. Escolas de Cinema
Unidade 4. Animação
Unidade 5. Videoarte.
Unidade 2. Cinema e Arte
Unidade 3. Escolas de Cinema
Unidade 4. Animação
Unidade 5. Videoarte.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AGEL, Henri. Os grandes cineastas. São Paulo: Loyola. 1981.
- AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993
- BETTON, Gerald. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
- BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo. Brasiliense, 1986, 8 ed.
- BAZIN, Andre. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
- CAVALGANTI, Alberto. Filme e realidade. Rio de Janeiro, Artenova, 1977.
- COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
- EISENSTEIN, Serguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
- MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
- MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.
Bibliografia Complementar:
- AGEL, Henri. Estética do cinema. Cultrix, 1982.
- AGEL, Henri. O cinema. Porto: Civilização, 1972.
- AMENGUAL, Barthelemy. Chaves do cinema Rio de Janeiro: Civilização, 1972.
- BERNADET, Jean-Claude. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- CUNHA, João M. dos Santos. A tradução criativa: A hora da estrela do livro ao filme. Pelotas: Ed. Universitária, 1993.
- ____. Mito e cinema. Pelotas: livraria Mundial, 1993.
- DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
- ____. Imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1998.
- METZ, Christian. A significação do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
- ____. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
EXPRESSAO CENICA II | Educação Artística - Lic. Plena - Hab. Desenho (Licenciatura plena) |