Nome da Atividade
MONTAGEM I
CÓDIGO
1440004
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Introdução à montagem, história da montagem e relações teórico-práticas. Questões técnicas, estéticas e narrativas da montagem. A montagem para produções audiovisuais ficcionais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Mediar o desenvolvimento das competências técnicas, estéticas e narrativas da montagem/edição e compreender a integração da montagem com as demais etapas da realização audiovisual ficcional.Conteúdo Programático
Conceito de montagem: seleção, ordenação e duração de planos.
O início do cinema e as experimentações de linguagem. Montagem narrativa, montagem discursiva e de correspondências.
Constituição do cinema clássico. Griffith/Porter e Pudovkin.
Evolução da montagem. Montagem e ritmo.
Montagem e continuidade. Regras básicas de corte com continuidade – dicas de montagem.
Métodos e princípios de decupagem. Eisenstein: atração / conflito / montagem intelectual / montagem vertical, aplicação e influências em realizadores contemporâneos.
O roteiro e a montagem.
Técnicas de edição e montagem.
O início do cinema e as experimentações de linguagem. Montagem narrativa, montagem discursiva e de correspondências.
Constituição do cinema clássico. Griffith/Porter e Pudovkin.
Evolução da montagem. Montagem e ritmo.
Montagem e continuidade. Regras básicas de corte com continuidade – dicas de montagem.
Métodos e princípios de decupagem. Eisenstein: atração / conflito / montagem intelectual / montagem vertical, aplicação e influências em realizadores contemporâneos.
O roteiro e a montagem.
Técnicas de edição e montagem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. 2.ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. 323 p. (Coleção Cinema, Teatro e Modernidade ; 7). ISBN 9788575033524. Número de chamada: [791.43 D816c 2011 (BCS) – 3 exemplares] EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. São Paulo: J. Zahar Editor, 2002. 235 p. ISBN 9788571101128. Número de chamada: [791.4 E36s (BCP) – 6 exemplares. MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2004. 151 p. ISBN 8571107823. Número de chamada: [778.53 M973n (BCS) – 6 exemplares]
Bibliografia Complementar:
- AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. 304 p. (Coleção Ofício de Arte e Forma). ISBN 8530803493. Número de chamada: [791.4301 E824 / 6.ed. (BCS) – 8 exemplares] EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2002. 159 p. ISBN 8571101078. Número de chamada: 791.4301 E494s (BCS) – 3 exemplares LEONE, Eduardo; MOURÃO, Maria Dora. Cinema e montagem. São Paulo: Ática, 1987. 84 p. (Princípios ; 111) ISBN 8508018746 Número de chamada: [778.5 L583c (BCS) – 1 exemplar] MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2012. 271 p. (Coleção campo imagnético) ISBN 9788530809355 Número de chamada: [791.4309 M149p 6.ed. (BCS) – 3 exemplares] REISZ, Karel; MILLAR, Gavin. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. xxiv, 419p. (Cinebiblioteca Embrafilme). Número de chamada: [791.43028 R378t (BCS) – 1 exemplar]