Nome da Atividade
ATELIÊ DE ESCULTURA III
CÓDIGO
0110270
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A articulação do espaço na escultura contemporânea. Produção individual de enfoque específico.
Objetivos
Objetivo Geral:
Permitir ao aluno o desenvolvimento de uma produção poética pessoal condizente com as discussões próprias à contemporaneidade.Propor uma reflexão constante sobre a história recente da escultura (dos anos 50 aos dias atuais);
Instigar uma postura crítica através de produção escrita, análise pessoal;
Permitir a compreensão do texto de artista, observando quais os aspectos presentes no texto de quem produz arte;
Orientar o aluno na elaboração de seu percurso de produção poética, desenvolvendo a percepção da prática como mote para a reflexão teórica;
Provocar o encontro de referenciais, possibilidades de avaliação;
Conteúdo Programático
Elaboração de projetos, cadernos para anotações de idéias, sistematizações produtivas;
-Artistas de referência, possibilidades de argumentação, produção de identidade e de diferença;
-Bibliografia específica, autores direcionados à prática pessoal;
-O grupo como lugar de experimentação, discussão e exposição;
- Análise e discussão de textos que tratem da história recente da escultura, anos 50 até os dias de hoje, tanto da produção nacional quanto internacional.
-Avaliação dos diferentes modos de construir textos, estruturas, linguagem e finalidade. Dentre eles: textos históricos; textos críticos e textos de artista; Entrevistas e publicações acadêmicas;
-Artistas de referência, possibilidades de argumentação, produção de identidade e de diferença;
-Bibliografia específica, autores direcionados à prática pessoal;
-O grupo como lugar de experimentação, discussão e exposição;
- Análise e discussão de textos que tratem da história recente da escultura, anos 50 até os dias de hoje, tanto da produção nacional quanto internacional.
-Avaliação dos diferentes modos de construir textos, estruturas, linguagem e finalidade. Dentre eles: textos históricos; textos críticos e textos de artista; Entrevistas e publicações acadêmicas;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES, José Francisco. Transformações do Espaço Público. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2006.
- ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- DUARTE, Paulo Sergio (org.) Da Escultura a Instalação. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2005.
- KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martíns fontes, 1998.
- NAVES, Rodrigo. O vento e o moinho: ensaios sobre arte moderna e contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco; a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
- READ, Herbert. Escultura Moderna: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
- TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001
- TUCKER, William. A Linguagem da Escultura. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
Bibliografia Complementar:
- BASBAUM, Ricardo. Além da Pureza Visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
- BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1999.
- BREU, Guy. Brasil Experimental — arte/vida:proposições e paradoxos. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2005.
- CANONGIA, Ligia. O Legado dos Anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
- FERREIRA, Glória, COTRIM, Cecílla. (org.) Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
- FIGUEIREDO, Luciano (org.) Lygia Clark — Hélio Oiticica: Cartas. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1998.
- NAZÁRIO, Luiz, FRANCA, Patrícia. (orgs.) Concepções contemporâneas da Arte. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006.
- PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: Senac, 2004.
- REIS, Paulo R. O. Arte de Vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
- RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. OBS: Será indicada uma bibliografia para cada aluno, de acordo com a sua pesquisa individual.