Nome da Atividade
ATELIÊ DE GRAVURA III
CÓDIGO
0110272
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Pesquisa artística centrada em processos híbridos, articulação dos diversos meios tradicionais e alternativos da arte e da gravura. Atividades reflexivas articulando a prática e a teoria na elaboração de projetos específicos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Aprofundar a pesquisa e a produção artística centrada nos processos híbridos.Praticar as modalidades articuladas de meios tradicionais e alternativos,
Desenvolver os pressupostos de uma poética visual e refletir sobre o processo de criação, questões plásticas e conceituais, no contexto da contemporaneidade.
Conteúdo Programático
A gravura no contexto da arte contemporânea
As imagens na arte contemporânea, relações entre a gravura, fotografia e outras mídias.
Técnicas tradicionais, Alternativas eHíbridas
Impressões.
Desenvolvimento plástico e teórico da poética visual.
As imagens na arte contemporânea, relações entre a gravura, fotografia e outras mídias.
Técnicas tradicionais, Alternativas eHíbridas
Impressões.
Desenvolvimento plástico e teórico da poética visual.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BEUTTENMÜLLER, Alberto. A gravura brasileira: história e crítica. São Paulo : Banespa Cultural, 1990.
- DA SILVA, Orlando. A arte maior da gravura. São Paulo: Espade, 1976.
- FAJARDO, Elias; SUSSEKIND, Felipe e VALE, Marcio do. Oficinas: Gravura. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.
- JORGE, Alice. Técnicas da gravura artística. Lisboa: Horizonte, 1989.
- KOSSIVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra e RESENDE, Ricardo. Gravura – Arte Brasileira do Século XX. São Paulo: Cosac & Naify / Itaú Cultural, 2000.
- PETERDI, Gabor. Printmaking methods, old and new. New York : Macmillian, 1971.
- ROSS, John & ROMANO, Clare. The complete printmaker. London : Collier Macmillian, 1972.
- SCARINCI, Carlos. A gravura no RS 1900 – 1980. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992.
- VICARI, Richard. Manual de Litografia. Madrid : H. Blume, 1993.
Bibliografia Complementar:
- CANTON, Kátia. Novíssima Arte Brasileira. São Paulo: Um Guia de Tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001
- CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002.
- DANTO, Arthur C. Após o fim da arte. São Paulo: Odysseus Editora/ Edusp, 2006.
- FARIAS, Agnaldo. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002.
- FREIRE, Maria Cristina. Poéticas do Processo. Arte conceitual no MAC USP. São Paulo: Iluminuras, 1999.
- GULLAR, Ferreira. Teoria do Não objeto. In Século XX: Arte do Brasil. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2001.
- HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 1992.
- MORAES, Angélica de (org). Percurso atual da arte no Brasil. Brasilianart VI. São Paulo: JC Editora, 2005.
- NEIVA JUNIOR, Eduardo. A imagem. Editora Ática, São Paulo, 1988.
- ZIELINSKY, Mônica (org.) Fronteiras. Arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.