Nome da Atividade
ATELIÊ DE DESENHO I
CÓDIGO
0110235
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1

Ementa

Aprofundamento da pesquisa artística centrada no desenho da figura humana. Experimentação com Materiais e Técnicas diversificadas. Apreciação e Crítica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Perceber, representar e interpretar proporções, atitudes e identidades do modelo vivo;
Ampliar o repertório gráfico individual através de exercícios que envolvam o desenho do modelo em situações diferenciadas, segundo as mais variadas técnicas e meios expressivos;
Discutir a representação da figura humana na produção artística moderna e contemporânea

Conteúdo Programático

Unidade 1: Figura humana: pose e atitude
Estudo das proporções, pose e caráter do modelo, observando essência e detalhe, movimento e repouso, espaço e perspectiva, identidade e complexidade.
Unidade 2: Retrato e auto-retrato
Estrutura e forma da cabeça humana, estudo detalhado das partes do rosto. Movimento e angulações, tensão, relaxamento e as expressões faciais, diferenciações morfológicas segundo idade, sexo e raças. Conceito, atitude e identidade no desenho do retrato e auto-retrato.
Unidade 3. A figura vestida
Percepção, conceito e estilo no desenho da figura vestida; Estudo da estrutura, forma e atitudes das personagens, Representação de tecidos, drapeados, texturas e padrões, fantasia e design de moda.
Unidade 4: Materiais e Técnicas
Representação dos modelos segundo diferentes técnicas de desenho: lápis, grafite, sangüínea, canetas, giz de cera, lápis pastel, nankin e aquarela
Experimentação utilizando outros meios e suportes como: fotografia, xeróx, colagem, vídeo e computação.

Unidade 5: Apreciação Crítica
Análise e crítica da representação da figura humana na produção artística moderna e contemporânea

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
  • BORDES, Juan. Historia de las teorias de la figura humana. Madrid: Catedra, 2003.
  • CHADWICK, Whitney. Mujer, Arte y Sociedad. 2. ed. Barcelona: Ediciones Destino, 1999.
  • DERDICK, Edith. O desenho da figura humana. São Paulo, Scipione, 1990.
  • LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura, V.6, A Figura Humana. São Paulo: Ed. 34, 2005.
  • SANMIGUEL, David ( et al.). Dibujo de Anatomia Artística. Barcelona: Parramon Ediciones. 2007.
  • SIMBLET, Sarah. Anatomy for the artist. London: DK, 2001
  • ______. Desenho. Lisboa: Civilização, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • COELHO,Teixeira (org.). Olhar e ser visto. São Paulo: MASP, 2008.
  • ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.
  • ___________. História da Feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007.
  • MORRIS, Bethan. Fashion Illustrator. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
  • WEIERMAIR, Peter (org). The Nude, ideal and reality: from Neoclassicism to today. Florence: Artificio Skira, 2004. Bologna: Galleria d’Arte Moderna. Jan. /May 2004.
  • ZUFFI, Stefano (org). Arte y Erotismo: la fascinante relación entre arte y eros. Milán: Electa, 2001.

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