Nome da Atividade
DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO
CÓDIGO
1440013
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O cenário de distribuição e exibição do espaço audiovisual brasileiro e suas interpelações institucionais e tecnológicas. Prospecção do desenvolvimento profissional do estudante.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar aos alunos a realidade das etapas da cadeia do cinema - distribuição e exibição - abordando suas peculiaridades.Conteúdo Programático
1. A cadeia do cinema depois da produção: distribuição e exibição
2. O mercado audiovisual brasileiro e latino-americano: problemáticas, economia e sociedade
3. As possibilidades de distribuição de produtos audiovisuais no mercado
4. Conceitos específicos: P&A, Market Share, Revenue Share, entre outros.
5. A campanha publicitária específica para cinema
6. Janelas de Exibição: sala de cinema, DVD e televisão (aberta e a cabo), festivais, cineclubes e internet.
7. Tecnologias digitais na exibição de filmes
8. Regulamentação para as etapas de distribuição e exibição no Brasil.
9. A distribuição alternativa
10. Formação de público para o cinema nacional
2. O mercado audiovisual brasileiro e latino-americano: problemáticas, economia e sociedade
3. As possibilidades de distribuição de produtos audiovisuais no mercado
4. Conceitos específicos: P&A, Market Share, Revenue Share, entre outros.
5. A campanha publicitária específica para cinema
6. Janelas de Exibição: sala de cinema, DVD e televisão (aberta e a cabo), festivais, cineclubes e internet.
7. Tecnologias digitais na exibição de filmes
8. Regulamentação para as etapas de distribuição e exibição no Brasil.
9. A distribuição alternativa
10. Formação de público para o cinema nacional
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro : UFRJ, 2001. (BCS - 306.4/C215C/4.ED., 10 exemplares) DIAS, Adriana e SOUZA, Letícia de. Film business: o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. (BCS - 791.4302 F487 2010, 3 exemplares) SILVA, Hadija Chalupe da. O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional. São Paulo: Ecofalante, 2010. (BCS - 791.4 S586f, 1 exemplar)
Bibliografia Complementar:
- JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Rio de Janeiro: Editora Aleph, 2008. (BCS - 302.230973 J52c 2.ed., 3 exemplares) MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado. São Paulo: Esculturas Editora, 2007. (BCS - 791.43 C574, 12 exemplares) RIBEIRO, Darcy. As Américas e a civilização: formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. 584 p. (BCS - 306 R484a 4. ed., 4 exemplares). SILVA, João Guilherme Barone Reis e. Comunicação e indústria audiovisual: cenários tecnológicos & institucionais do cinema brasileiro na década de 1990. Sulina: Porto Alegre, 2009. (BCS - 791.437 S586c 2009, 3 exemplares)