Nome da Atividade
ATELIÊ DE PROCESSOS CRIATIVOS II
CÓDIGO
05000090
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprofundamento da investigação e da experimentação
com poéticas voltadas a uma produção singular.
O cruzamento da produção individual com obras e
conceitos presentes na história da arte. As relações
entre a obra, o espectador e o entorno.
com poéticas voltadas a uma produção singular.
O cruzamento da produção individual com obras e
conceitos presentes na história da arte. As relações
entre a obra, o espectador e o entorno.
Objectives
Objetivo Geral:
Instrumentalizar o aluno com conceitos emetodologias próprias das poéticas contemporâneas,
dando continuidade ao desenvolvimento de trajetórias
singulares.
Incentivar a experimentação com materiais, técnicas e
tecnologias presentes na arte contemporânea.
Orientar o aluno quanto à percepção e produção de
sentidos e significados nas artes.
Conteúdo Programático
Unidade I - Poéticas artísticas: Definições,
fundamentos, metodologias e processos criativos.
Unidade II - Poéticas e Corporalidade: A presença do
cotidiano e da experiência do corpo nas artes visuais.
Unidade IIII - Sentido e Significado: representação,
linguagem, materialidade e experiência cotidiana.
Unidade IV - História das Poéticas: fundamentação
conceitual e histórica das poéticas.
fundamentos, metodologias e processos criativos.
Unidade II - Poéticas e Corporalidade: A presença do
cotidiano e da experiência do corpo nas artes visuais.
Unidade IIII - Sentido e Significado: representação,
linguagem, materialidade e experiência cotidiana.
Unidade IV - História das Poéticas: fundamentação
conceitual e histórica das poéticas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília. Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2006. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LANCRI, Jean. Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade. In BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
Bibliografia Complementar:
- BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001. COELHO, Teixeira. Moderno pós-moderno. Porto Alegre: L&PM,1986. COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003. GOMBRICH, E.H. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 2007. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Ed. 34: 1999. LUCIE-SMITH, Edward. Os Movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo; Martins Fontes, 2005. MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1997. OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996. PASSERON, René. Da estética à poiética. In Revista Porto Arte. Porto Alegre. v. 8, n.15, nov. 1997. RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes. 2006. SANTAELLA, Lucia e NÖTH, W. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 2000. WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 31 | 28 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
MARTHA GOMES DE FREITAS Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 32 | 11 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
MARTHA GOMES DE FREITAS Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
EXPRESSÃO EM VOLUME | Artes Visuais (Bacharelado) |