Nome da Atividade
FILOSOFIA DA ARTE III
CÓDIGO
05000618
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Características estéticas e filosóficas dos séculos XIX e XX.
Objectives
Objetivo Geral:
Possibilitar ao aluno investigar e discutir os conceitos básicos da filosofia da arte, obra de arte e temáticas que envolvem o fenômeno artístico, no período correspondente aos séculos XIX e XX.Conteúdo Programático
Unidade 1: Baudelaire e a Modernidade
Unidade 2: Hegel e a estética idealista
Unidade 3: A arte e a industrialização cultural em Adorno e Walter Benjamin
Unidade 4: Teorias fenomenológicas da arte:
A expressão do Ser e a Arte em Heidegger,
O Olhar e a Corporeidade em Merleau-Ponty
Unidade 5: O Sujeito e os vários sujeitos:
Estética Contemporânea: subjetividade e intersubjetividade
Os olhares do impressionismo e do cubismo
Unidade 2: Hegel e a estética idealista
Unidade 3: A arte e a industrialização cultural em Adorno e Walter Benjamin
Unidade 4: Teorias fenomenológicas da arte:
A expressão do Ser e a Arte em Heidegger,
O Olhar e a Corporeidade em Merleau-Ponty
Unidade 5: O Sujeito e os vários sujeitos:
Estética Contemporânea: subjetividade e intersubjetividade
Os olhares do impressionismo e do cubismo
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADORNO, T. Teoria Estética. Lisboa: Martins Fontes, 1988.
- Baudelaire, C. Obras Estéticas. Petrópolis: Vozes, 1993.
- Benjamin, W . A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. Col Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
- CALABRESE, O. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
- HEIDEGGER. A origem da obra de arte. Lisboa, Ed. 70.
- LACOSTE, Jean. A filosofia da arte. RJ:Zahar,1986.
- MERLEAU-PONTY. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.
- NOVAES, A ( org). Arte Pensamento. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
- __________ O Olhar, São Paulo: Cia das Letras, 1988.
Bibliografia Complementar:
- BEAINI, Thais. Heidegger: a arte como cultivo do inaparente. SãoPaulo: EDUSP, 1986.
- FABRES. Annateresa( org). Modernidadee Modernismo. São Paulo: Mercado de Letras,1994.
- FERRY, L. Homo Aestheticus. São Paulo: Ensaio, 1994.
- FRANCASTEL, P. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
- OSBORNE, H. Estética e Teoria da Arte. São Paulo: Cultrix, 1974.
- PAVIANI, J. A arte na era da indústria Cultural. Porto Alegre: Pyr Ed. 1987.
- TIBURI, M. Crítica da razão e mimesis no pensamento de Adorno. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FILOSOFIA DA ARTE III | Artes Visuais (Bacharelado) |