Nome da Atividade
PERCUSSÃO I
CÓDIGO
05001295
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

EMENTA
A disciplina se caracteriza de forma prática e consiste em introduzir aos acadêmicos
a percussão como ferramenta pedagógica para educador musical. A disciplina
apresentará aos estudantes os princípios de técnicas de utilização de baquetas,
através dos estudos de caixa clara. Pretende-se que os alunos alcancem o nível
técnico satisfatório para que sejam capazes tocar um instrumento de percussão.
Serão apresentados os instrumentos percussivos utilizados na música brasileira,
sua classificação, suas histórias, características e o contexto em que cada
instrumento é utilizado, atendendo a lei 10.639 que estabelece a obrigatoriedade
do ensino de "história e cultura afro-brasileira" e a Resolução Nº 5, de 22 de junho de
2012 - Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Indígena na Educação
Básica. Estudo da percussão corporal como importante forma de musicalizar e fazer
música percussiva. Ainda, compõe o programa de estudo da disciplina a construção
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de instrumentos de percussão com materiais alternativos reutilizáveis, obedecendo a
Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999 - Política Nacional de Educação Ambiental. A partir
do conhecimento dos diferentes instrumentos percussivos e percussão corporal serão
introduzidos diferentes ritmos brasileiros para serem tocados nos instrumentos
estudados.

Objectives

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Oportunizar o estudo de percussão como ferramenta pedagógica na formação
acadêmica do educador musical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA CANDEMIL, Luciano da Silva; PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão catarina. Balneario de Camboriu: Edição do Autor, 2016. 48 p. ISBN 9788591133116. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996. 214 p. (Manuais). ISBN 8526803808. MEIRELLES, Pascoal. A bateria musical: acompanha CD com 14 músicas: 15 partituras de bateria com análise, 34 melodias cifradas = The musical drums: play-along with CD containing 14 tracks: 15 drums charts with analysis, 34 melodies with chord symbols. São Paulo: Irmãos Vitale, c2000. 111 p. (70 anos de música). ISBN 8574071005

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRAGA, Reginaldo Gil. Tamboreiros de Nação: música e modernidade religiosa no extremo sul do Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013. 237 p. (Série Estudos Musicais ; 135). ISBN 9788538602187. CARVALHO, Eric. A Rítmica do Brasil/Eric Carvalho. – Vitória; Faculdade de Música do Espírito Santo Mauricio de Oliveira, 2013. 69p.il. ISBN 978-85-661180-06-0 CHUEKE, Zélia (Org.). Leitura, escuta e interpretação. Curitiba: Ed. UFPR, 2013. 236 p (Pesquisa; 230). ISBN 9788565888363. PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia . Porto Alegre: UFRGS, 2004 181 p. ISBN 8570257309. SERRARIA, Richard et al. (Org.). Tambores e batuques: circuito 2013-2014. Rio de Janeiro: SESC, 2013. 88 p. (Sonora Brasil). ISBN 9788582540039.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PERCUSSÃO I Música (Licenciatura)

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