Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA II
CÓDIGO
05001625
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Dança na educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Legislação da dança no Ensino formal. A dança nos documentos curriculares nacionais. Planejamento para o ensino de Dança. Avaliação em Dança no espaço de ensino formal. Metodologias e didática do ensino de dança. Iniciação à prática docente em dança. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objectives
Objetivo Geral:
Contextualizar a especificidade do ensino da Dança na Escola e analisar diferentes realidades escolares; Planejar, sistematizar e vivenciar práticas de ensino em dança no espaço escolar; Compreender a atuação do(a) arte-educador(a) na sociedade e na manutenção da vida e dos direitos humanos; Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2010.
- ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org
- STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . 4. ed. Campinas: Papirus, 2014.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf
- CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Políticas educacionais e pesquisas acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/82443
- MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2008.
- SOUZA, Marco Aurelio da Cruz; XAVIER, Jussara Janning (org.). Tudo isto é dança. Salvador: ANDA, 2021. 374 p. ISBN 9786587431147. Disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000d4/0000d4ee.pdf
- TADRA, Débora et al. Linguagem da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.
- VALLE, Flavia Pilla do; ZANCAN, Rubiane Falkenberg. Dança na Escola... Para Quê?. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 13, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbep/a/T5hksQwjcGMdnSVw4mssbyR/?format=pdf&lang=pt
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 25 | 21 |
Dança (Licenciatura) Horários
|
ROBSON TEIXEIRA PORTO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PEDAGOGIA DA DANÇA II | Dança (Licenciatura) |